Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Prefeitura investirá R$ 2 milhões em praças, bosques e centro de sustentabilidade

Fazem parte deste bloco de licitações a obra de revitalização da pista de rolimã do Parque São Lourenço Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Neste mês de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai licitar mais 10 obras em vários bairros da cidade. São revitalizações de praças, implantação de Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBUs), jardinetes, colocação de alambrados e a construção de um centro de sustentabilidade. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 2 milhões.

Fazem parte deste bloco de licitações a obra de revitalização da pista de rolimã do Parque São Lourenço, a implantação de uma área de lazer na Rua Engenheiro Eduardo Afonso Nadolny, e parquinho na Praça Alceu Mileke, localizadas na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Também será implantada uma cancha de vôlei no Jardinete Andreia Cristina Ferreira, no bairro Orleans, uma quadra de basquete na Praça Eli Ribeiro da Silva (antiga praça 5), na CIC, e será feita a revitalização da área de lazer localizada na Rua Juarez Távora, no bairro Tatuquara.

Serão feitas concorrências públicas para a implantação de sete BCBUs -- cinco localizados da CIC, um no bairro Tatuquara e um no  Uberaba. Os Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBUs) são uma categoria de unidade de conservação restrita ao acesso público, que têm como objetivo exclusivamente a preservação de bancos genéticos de biodiversidade. São ilhas verdes em áreas que pertencem ao Município e que vão receber investimentos para a preservação.

Uma antiga reivindicação dos moradores da CIC será atendida. A Praça Central da Vila Verde será revitalizada. Também vai ser construída uma pista de caminhada e executado o recapeamento da pista já existente. No mesmo local, serão implantados uma quadra poliesportiva, nova camada de areia no parquinho e nas canchas de vôlei e futebol, rampas de acessibilidade e paisagismo.

O bairro São Francisco também será beneficiado com a reformulação da Praça do Redentor, conhecida como Praça do Gaúcho ou do Skate. Para melhorar a circulação no local, o piso será substituído por placas de concreto. Também será criado um boulevard com iluminação especial, com espaços de estar e floreiras, estimulando assim a permanência e o uso saudável do local. Em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Secretaria Municipal de Urbanismo, serão delimitadas e organizadas as mesas dos comerciantes locais. A Secretaria Municipal de Obras Públicas, através do Departamento de Iluminação Pública reforçará a iluminação e todo o seu cabeamento ficará subterrâneo.

Está prevista a construção de um Centro de Educação para a Sustentabilidade no Parque Guairacá, bairro Fazendinha, e jardinete na Rua Wadih Riskala, bairro Campo do Santana.

Dentro deste pacote de obras está prevista a colocação de alambrados nas canchas de futebol das área de lazer localizadas nas ruas José Maximiliano Sehn e Emanoel Ernesto Bertoldi, no Campo do Santana. Na CIC serão beneficiadas com alambrados as áreas de lazer localizadas nas praças José da Costa Nascimento (antiga Praça 8), Praça Jocelina Dias de Melo e área de lazer da Rua Julio Garmatter.