Um grupo de idosos do bairro Pinheirinho conheceu nesta quarta-feira (1) o sistema de semáforos para pessoas com mobilidade reduzida, que está sendo implantado pela Prefeitura de Curitiba em 31 cruzamentos da cidade.
Um dos equipamentos foi instalado recentemente em frente ao Hospital do Idoso, na Rua Francisco Raitani, próximo ao Terminal do Pinheirinho e da Rua da Cidadania. O sistema funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da Urbanização de Curitiba (Urbs).
Ao identificar o cartão, o semáforo abre por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura dos pedestres. O tempo de abertura é até 50% maior do que o tempo de semáforo normal em Curitiba – como é o caso do semáforo do Hospital do Idoso, cujo tempo aberto passa de 12 segundos para 18 segundos com a utilização do cartão da Urbs.
A aposentada Cornélia Selenko, de 74 anos, moradora do Pinheirinho, aprovou a novidade. “Esse equipamento vai ajudar bastante as nossas travessias aqui na região. Antes, o tempo era muito curto para atravessarmos. Tem dia em que estamos com dor nas pernas e demoramos mais para passar. Muitos carros avançavam e éramos obrigados a dar uma corridinha, era muito complicado. Agora, vou usar sempre este semáforo com meu cartão do idoso”, diz.
“A gente fica um pouco mais lenta com a idade, anda com mais dificuldade, por isso esta é uma iniciativa muito boa da Prefeitura, vai nos ajudar bastante”, concorda a também aposentada Climair Andrade, de 69 anos, outra residente no Pinheirinho.
Os equipamentos poderão ser utilizados por 160 mil idosos, 13,2 mil pessoas com deficiência e 6,2 mil aposentados por invalidez que possuem atualmente um cartão de isento habilitado da Urbs.
Já foram colocados semáforos especiais na Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio), no Centro; no cruzamento das ruas Desembargador Westphalen e Pedro Ivo (Praça Rui Barbosa), também no Centro; e nos cruzamentos da Rua Amâncio Moro com Ubaldino do Amaral e com Rua Mauá, no Alto da Glória, na região da Igreja do Perpétuo Socorro.
São locais que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus. Os outros 26 cruzamentos da cidade deverão receber os equipamentos nos próximos 120 dias.
“Curitiba precisa dessas inovações e esta tecnologia está a serviço de uma cidade mais humana. A população da capital, como a do Brasil, está envelhecendo, mas com qualidade de vida. Por isso, devemos ter mais cuidado com os mais idosos e também permitir uma melhor acessibilidade às pessoas com deficiência”, afirma a secretára municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
O administrador regional do Pinheirinho, Edgar Otto Hauber Junior, destaca que o semáforo especial foi implantado em uma localização importante da região, com grande fluxo de pessoas. “´É uma conquista de toda a comunidade. As pessoas tinham muita dificuldade para atravessar a via rápida, que tem um fluxo muito intenso de veículos. Este semáforo vai contribuir para a melhoria da segurança no trânsito da região”, diz.
Luiza ainda destaca que a nova tecnologia foi pensada para a cidade pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Trânsito e encontrou equipamentos no mercado para realizá-la, após testes de um projeto-piloto. No total são 120 módulos da empresa Dataprom adquiridos via licitação (modalidade pregão), com investimento de R$ 348 mil.
Confira os locais onde serão instalados os novos equipamentos:
Rua Francisco Raitani x Hospital do Idoso
Rua 24 de Maio X Pça. Ouvidor Pardinho (Unidade de Atenção ao Idoso)
Rua Ubaldino do Amaral x Rua Amâncio Moro (Igreja do Perpétuo Socorro)
Rua Amâncio Moro x Rua Mauá (Igreja Perpétuo Socorro)
Rua João Negrão x Rua Pedro Ivo (Terminal do Guadalupe)
Rua André de Barros x Rua João Negrão (Terminal do Guadalupe)
Av. Mal. Floriano x Av. Visconde de Guarapuava (local com muitos atropelamentos)
Av. Visconde de Guarapuava x Rua João Negrão (INSS)
Av. Mal. Floriano x Rua Pedro Ivo (Estação Pça Carlos Gomes)
Rua Pedro Ivo x Rua Des. Westphalen (Pça. Rui Barbosa)
Rua Cap. Souza Franco x Av. Vicente Machado (Hospital da Cruz Vermelha e Hospital Geral de Curitiba)
Rua XV de Novembro x Rua Camões (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná)
Av. São José x Rua Fioravante Dalla Stella (Hospital do Cajuru)
Via Vêneto x Rua Marcos Mocelin (Unidade de Saúde Santa Felicidade)
Via Vêneto x Rua Sta. Bertila Boscardin (Terminal Santa Felicidade)
Av. Toaldo Túlio X Rua Antônio Scorssin (Unidade de Saúde São Braz)
Rua Lysimaco F. da Costa x Rua Papa João XXIII (Prefeitura)
Rua Dep. Mário de Barros x Rua Carlos Pioli (Igreja do Divino, Celepar, Serpro, Tribunal de Contas e Secretarias do Estado)
Rua João Gbur x Rua Fernando de Noronha (UPA e Rua da Cidadania Boa Vista)
Rua Canadá X Rua Arary Souto (UPA e Rua da Cidadania Boa Vista)
Av. Paraná x Rua Pedro Doska (Unidade de Saúde Santa Cândida)
Av. Comendador Franco x Rua Henrique Mehl (local com muitos atropelamentos)
Rua Zonardy Ribas x Rua Maestro C. Frank (Terminal do Boqueirão)
Rua Anne Frank x Rua Napoleão Laureano (Terminal do Carmo)
Rua Ten. Francisco F. De Souza x Rua Gabriel Corisco Domingues (Terminal do Carmo)
Rua Waldemar Kost x Rua Anne Frank (Unidade de Saúde Vila Hauer)
Rua Engº Benedito M. Da Silva x Rua Filipinas (UPA Cajuru)
Rua Nivaldo Braga x Rua Osmário de Lima (Unidade de Saúde Iracema Capão da Imbuia)
Rua Carlos Klemtz x Rua Adorides Jesus C. Camargo (UPA Fazendinha)
Rua Carlos Klemtz x Rua Gen. Potiguara (Terminal Fazendinha)
Rua Levy Buquera x Rua dos Pioneiros (UPA Sitio Cercado)