No lugar de lixo acumulado e abandono, um novo espaço de lazer e conservação da natureza. A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, inaugurou nesta quinta-feira (7), no bairro Uberaba, o terceiro Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) da cidade. Localizado no cruzamento das ruas Ivo Ferro e Eng. Ademar Munhoz, o BCBU Eng. Renato Ribeiro Cardoso possui 6.958 metros quadrados de área, reunindo portal, pista de caminhada, playground, área de lazer, gradil e iluminação.
A abertura do BCBU Eng. Renato Ribeiro Cardoso foi celebrada pela comunidade local. “Nossa região estava precisando dessa preservação. Antes, passávamos por aqui e encontrávamos muito lixo acumulado. Agora, vamos passar pelo bosque e vê-lo com outros olhos, uma vista bonita e onde os moradores vão poder fazer sua caminhada e trazer os filhos para o lazer”, afirmou Lenice Lell, da Associação Comunitária Amigos da Vila São Paulo.
Anna Oliveira, da Associação Areiãozinho, lembra que a área estava abandonada e sendo utilizada para o consumo de drogas. “A constituição desse bosque é importante não só para a área ambiental, mas também para a segurança na região. É um grande presente para a comunidade, as pessoas vão poder voltar a frequentar o local, estamos muito felizes. E a preservação desse espaço vai depender de todos nós”, confirmou.
O principal objetivo da criação dos bosques de biodiversidade urbana é a conservação da fauna e flora nativas da capital. "Com mais esse bosque, Curitiba se reforça como liderança mundial na conservação da natureza. A gestão do prefeito Gustavo Fruet foi a que mais implantou unidades de preservação na história da cidade, destacando áreas que hoje são simbólicas no Brasil, como a Reserva do Bugio, e que estão distribuídas por todas as regiões da capital”, destacou o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, em cerimônia de inauguração do bosque.
A nova unidade de conservação foi criada com recursos de uma proposta à lei orçamentária feita pelo vereador Hélio Werbiski. “Com a criação do bosque, estamos preservando a natureza da cidade e trazendo áreas de lazer e segurança para a região. É mais parceria da Câmara Municipal com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que está realizando um grande trabalho na preservação ambiental da cidade”, disse o vereador.
Unidades
Além do BCBU no Uberaba, Curitiba conta com as unidades de preservação de biodiversidade urbana Santa Paula, no bairro Santo Inácio, e Mercúrio, no bairro Cajuru. Os três bosques somam mais de 91 mil metros quadrados de natureza preservada na cidade.
Curitiba tem 1.104 áreas de conservação, que totalizam mais de 27 milhões de metros quadrados, entre bosques, praças, jardinetes, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs), o Jardim Botânico e o Refúgio de Vida Silvestre – Reserva.