A Prefeitura de Curitiba concluiu as primeiras obras necessárias para a instalação das estruturas temporárias para a Copa do Mundo FIFA 2014. Os trabalhos de infraestrutura na Praça Afonso Botelho e nos terrenos que irão abrigar o centro de transmissão de televisão (Broadcast Compound) e a área de inspeção de veículos que irão circular no perímetro do Estádio Arena, nos dias de jogos, foram finalizados.
Com isso, Curitiba é uma das primeiras sedes da Copa do Mundo de 2014 a concluir a obra do seu Broadcast Compound, um espaço que irá abrigar os equipamentos para a transmissão dos jogos, pela TV, para todo o mundo.
Também já está em fase final a construção da ponte de cabos, estrutura metálica com 5 metros de altura e de 200 metros de comprimento, que irá ligar o Broadcast ao estádio Arena da Baixada. A previsão de entrega é para o início de maio.
O prefeito Gustavo Fruet verificou nesta quinta-feira (24) as obras finalizadas, acompanhado dos secretários municipais Reginaldo Cordeiro, da Copa, e Renato Eugênio de Lima, do Meio Ambiente, do vereador Paulo Rink, presidente da Comissão Especial da Câmara Municipal de Curitiba para Assuntos da Copa. Fruet observou que as intervenções nestes locais irão ficar para a cidade, após a Copa do Mundo.
“Todo o investimento que a Prefeitura fez nestas áreas foi pensando no uso pós-Copa. No caso da Praça Afonso Botelho, foi feita a requalificação de toda a parte de drenagem, de tubulação, de parte elétrica. É uma estrutura só de superfície, que servirá de base para a segunda etapa de revitalização da praça, depois de Copa”, disse o prefeito.
Iniciadas em janeiro, as intervenções na Praça Afonso Botelho fazem parte da primeira etapa de obras no local. Nesta fase foram feitos serviços de infraestrutura para que possam ser instaladas as estruturas temporárias, necessárias para a operação do estádio durante a Copa. A empresa BVK, vencedora do processo licitatório, foi a responsável pela obra, que teve investimento de R$ 2 milhões.
Para receber o evento mundial, serão temporariamente retirados da praça todos os equipamentos de esporte e lazer. A praça ganhou reforço no piso para suportar a estrutura montada durante o evento e que inclui estandes de patrocinadores, catracas de acesso e área de integração ao estádio.
Uma galeria técnica de apoio à estrutura será construída. O local recebeu ainda reforço na iluminação, que passará a atender as especificações técnicas exigidas pela FIFA para o evento.
Praça
Todo o projeto foi feito preservando as 200 árvores que existem no local e com atenção especial para a acessibilidade, prevista em todos os setores da praça. Outra benfeitoria realizada foi a recuperação do monumento que compõe a concha acústica da praça. Foram restauradas as placas de mármore que revestem as nove estruturas de concreto localizadas em frente às arquibancadas.
“A segunda etapa de obras, deverá começar segundo semestre de 2014 e resultará em uma nova praça, totalmente reformulada, para a população de Curitiba”, afirma o diretor do Departamento de Parques e Praças, João Carlos Borges da Fontoura.
Broadcast compound
O Broadcast Compound vai concentrar todos os equipamentos utilizados para transmitir os jogos, em um terreno de 4.971,10 metros quadrados, pertencente ao Município, localizado na Rua Madre Maria dos Anjos. A área foi desapropriada pela Prefeitura no ano passado e, quando o torneio for encerrado, vai abrigar um equipamento público de saúde.
“As imagens que são captadas no estádio chegam ao Broadcast Compound através dos cabos. De lá, esse material é enviado por satélite ao International Broadcast Center (IBC), no Rio de Janeiro e daí distribuído para o mundo todo”, explica Susana Lins Costa, engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
“Na área que está sendo instalado o Broadcast, tudo está sendo preparado para a instalação de uma unidade de saúde e um futuro centro de especialidades. É investimento com previsão de retornar 100% para a cidade, que está sendo antecipado em função da Copa do Mundo”, explica o prefeito Gustavo Fruet.
Durante a Copa do Mundo, os trabalhos no Broadcast Compound ficarão sob a responsabilidade da Host Broadcast Services (HBS), a empresa suíça contratada pela FIFA para captar e transmitir as imagens dos jogos. Cerca de 100 profissionais da HBS devem trabalhar no espaço.
Também já estão concluídas as obras no terreno em que irá funcionar a área de inspeção veicular, durante a Copa. O espaço, localizado na Rua Ângelo Sampaio, pertence à Prefeitura , que irá reutilizá-lo depois do torneio de seleções.