A Prefeitura de Curitiba iniciou na manhã desta quarta-feira (29/10) um serviço emergencial para corrigir erosão causada pelo deslocamento de tubulação da rede pluvial que comprometeu o pavimento da Avenida Vicente Machado, no cruzamento com a Rua Euclides da Cunha, no bairro Batel.
A intervenção, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), exige escavação profunda e o uso de grandes maquinários. Por conta disso, uma faixa da via está interditada ao trânsito.
O local está sinalizado, e a orientação aos motoristas é para que redobrem a atenção e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas para evitar congestionamentos. A previsão é de que os trabalhos se estendam por cerca de 10 dias, dependendo das condições climáticas.
Trânsito com restrição
Apesar do impacto temporário na rotina do tráfego, o bloqueio parcial da rua é fundamental para garantir a segurança dos motoristas e pedestres e permitir o restabelecimento da estrutura da galeria e da via, prevenindo riscos de alagamentos e danos estruturais no futuro.
De acordo com Paulo Vitor Lucca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, a intervenção foi definida após vistoria técnica realizada na terça-feira (28/10), quando a equipe foi acionada para verificar a abertura de um buraco na pista. O local foi imediatamente interditado e sinalizado para prevenir acidentes, em uma ação conjunta com a Superintendência de Trânsito (Setran) e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
“A sondagem inicial apontou o rompimento de dois tubos que iniciaram o processo de erosão e precisam ser substituídos. A escavação e recomposição da estrutura de drenagem estão sendo realizadas em uma via com grande circulação de veículos, o que a torna uma ação complexa”, explicou Lucca.
O trabalho de manutenção das redes de drenagem é contínuo e executado em todos os bairros da cidade. Essas ações integram o PRO Curitiba, o maior programa de investimentos da história do município, com R$ 6 bilhões destinados a obras e melhorias urbanas.
Cidadão participativo
Paulo Vitor Lucca destaca ainda que o cidadão colabora muito com o município quando identifica e comunica à Prefeitura um buraco de erosão (uma cavidade profunda no asfalto que pode resultar de rompimentos de galerias, vazamentos ou infiltrações de água).
“Ao perceber, é importante comunicar imediatamente à Prefeitura de Curitiba. A partir desse registro, nossas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) vão até o local para avaliar a situação, verificar a origem do problema e programar o reparo adequado, garantindo a segurança e a durabilidade do pavimento”, reforça o diretor.
O registro pode ser feito Aplicativo Curitiba 156, pelo site do serviço www.curitiba.pr.gov.br/servicos ou por telefone, no 156. É importante, durante o registro, informar o endereço exato e um ponto de referência.