Ir para o conteúdo
Balanço 2025

Prefeitura entrega o Parque Papa Francisco, a reforma e revitalização de 30 praças e planta 161 mil árvores

Prefeito Eduardo Pimentel com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o presidente da Câmara, Tico Kuzma, o deputado federal Matehus Laiola, e a vereadora Andressa Bianchessi, anuncia a construção do Hospital Veterinário da Região Sul, e assina ordem de serviço para a construção do Parque África. Curitiba, 15/12/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Texto: Adriano Kotsan
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Em 2025, os moradores de Curitiba ganharam o Parque Papa Francisco, no bairro São Lourenço, e viram como as iniciativas da Prefeitura para preservar o meio ambiente e tornar a cidade pronta para enfrentar a emergências climáticas estão cada vez mais presentes no dia a dia. Todas essas ações e iniciativas foram criadas e coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A entrega da Praça de Barcelona, no Vista Alegre, e a revitalização de 30 praças aumentaram as opções de lazer e de convivência em comunidade, com incentivo à prática de atividades ao ar livre nos bairros da cidade. Neste mês de dezembro, o prefeito Eduardo Pimentel também assinou a ordem de serviço para a construção do Parque África e do novo Hospital Veterinário Municipal, que vão ficar no bairro Pinheirinho.

A Prefeitura também mostrou, ao longo do ano, como cultiva e aumenta a cada ano a quantidade de áreas verdes por habitante. O Programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba plantou, desde janeiro, 162 mil novas árvores na cidade. A meta do programa é plantar 500 mil até o final de 2028.

O objetivo de plantar 125 mil árvores em 12 meses foi atingido em apenas 9 meses, no dia 18 de setembro de 2025. O prefeito Eduardo Pimentel fez o plantio de uma pitangueira na Avenida Comendador Franco. No local, a Prefeitura implantou o maior corredor de biodiversidade criado na cidade com o plantio de 4 mil árvores. 

“Curitiba é sustentável, gosta do verde das árvores e produz muitas mudas de qualidade no Horto Municipal da Barreirinha. O compromisso da minha gestão é plantar 125 mil árvores por ano e chegamos a essa marca três meses antes do fim de 2025”, disse Eduardo Pimentel.

Parque Papa Francisco


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


A inauguração do Parque Papa Francisco, no dia 2 de agosto, comprova a vocação de Curitiba de ter áreas de conservação que têm função de proteção ao meio ambiente e que funcionam como áreas alagáveis. O parque fica na Rua Reinaldo Hecke, 480, no São Lourenço.

A área total do parque é de 97 mil metros quadrados. As amigas Suely Mendes e Roxana Reyes conheceram o local em agosto. “Pretendemos voltar mais vezes. Curitiba é bem-servida de parques. mas um a mais, como esse aqui, sempre faz bem", afirmou Suely.

A amiga dela Roxana Reyes nasceu no Chile e mora em Curitiba desde 2011, no bairro Boa Vista. “Gostei do parque, e aqui é mais escondidinho, não tem trânsito para chegar. É um lugar bem tranquilo, calmo”, disse Roxana.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que a inauguração do Parque Papa Francisco está alinhada ao Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), que busca tornar Curitiba mais resiliente, sustentável e neutra em carbono até 2050.

“Curitiba tem 68 metros quadrados de área verde por habitante, a cidade é referência e protagoniza ações de enfrentamento das mudanças climáticas. Esse parque é um exemplo de solução baseada na natureza, que é ter espaço para a água do rio se espalhar e não alagar casas”, explicou Marilza.

Praças novas em toda a cidade

A implantação de novas praças e o trabalho de manutenção nas já existentes foram outro destaque da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ao longo de 2025. Os moradores do Bairro Alto comemoram a revitalização completa da Praça da Liberdade, que fica entre a Avenida da Integração e a Rua Rio Japurá, no Bairro Alto.

A implantação da Praça de Barcelona deu ao bairro Vista Alegre um espaço de lazer e contemplação com vista privilegiada para a Serra do Mar. Localizada na rotatória da Rua Jacarezinho, a praça é uma homenagem à cidade da Espanha.

Proteção Animal


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba fez 28,4 mil castrações gratuitas de cães e gatos (sendo 13,1 mil cães e 15,3 mil gatos) durante os mutirões feitos pelos bairros da cidade. 

O Hospital Veterinário Municipal já promoveu 29 mil consultas gratuitas de cães e gatos de moradores de Curitiba, que geraram um total de 23.367 procedimentos ambulatoriais. Destes, foram 2.520 atendimentos de maior complexidade, como cirurgias ortopédicas e oncológicas.

Em abril, a Prefeitura de Curitiba assinou uma parceria com a HPet Clínica Veterinária, que fica no Boa Vista, para ampliar a oferta de serviços veterinários gratuitos para os moradores de Curitiba. 

Em oito meses de funcionamento, a HPet Clínica Veterinária fez 8.619 atendimentos. Só de consultas com especialistas foram 1.152. Neste período também foram feitos 5.135 exames de sangue em cães e gatos e 258 cirurgias. 

Zoológico com internet e novos animais

O ano também foi bem movimentado e com novidades no Zoológico Municipal de Curitiba. A unidade de conservação das espécies comemorou o nascimento de 25 novos animais e também recebeu alguns de outros zoológicos e unidades de conservação. 

Entre os nascimentos, um dos mais importantes aconteceu no dia 7 de setembro, quando nasceu uma filhote fêmea de muriqui-do-sul, o maior primata das Américas e uma das espécies mais ameaçadas do Brasil.

Vale-alimentação para o Ecocidadão

O programa de vale-alimentação para os catadores do Ecocidadão comprarem alimentos nos Armazéns da Família de Curitiba, implantado no mês de março pelo prefeito Eduardo Pimentel, foi reconhecido nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Desde de março, cada um dos mil catadores e catadoras do Ecocidadão ganham um voucher no valor de R$ 440 por mês para comprar alimentos nos 35 Armazéns da Família de Curitiba.

Principais ações do Meio Ambiente em 2025

  • Reforma e revitalização de 30 praças da cidade
  • Inauguração do Parque Papa Francisco
  • 28,4 mil cães e gatos castrados pela Rede de Proteção Animal
  • 162 mil árvores plantadas dentro do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba
  • Criação do vale-alimentação para os catadores do Ecocidadão