Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Prefeitura e UFPR promovem programa de capacitação dos professores de Matemática

Um grupo de professores municipais 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental vai passar por uma capacitação para desenvolver novas práticas pedagógicas e deixar mais atrativas as aulas de Matemática. Foto: Everson Bressan/SMCS

Um grupo de professores municipais 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental vai passar por uma capacitação para desenvolver novas práticas pedagógicas e deixar mais atrativas as aulas de Matemática. A formação dos professores será feita por especialistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba. O termo de cooperação técnica para o desenvolvimento do Projeto de Extensão Universitária – Atualização de Ensino e Currículo de Matemática foi assinado nesta sexta-feira (19) pelo prefeito Gustavo Fruet e o reitor da UFPR, Zak Akel Sobrinho, na sede da Prefeitura.

O objetivo do convênio é promover mudanças na forma de os professores ensinarem a Matemática a partir da atualização das práticas pedagógicas e dos conteúdos, por meio de pesquisas. “É mais uma importante parceria entre nossa cidade e  a UFPR e que servirá de incentivo e oportunidade para aproximar os professores da academia”, disse Fruet.

Serão oferecidas 45 vagas aos professores de Matemática das turmas da segunda etapa do ensino fundamental, de 6.º ao 9.º ano. A carga horária do curso será de 72 horas presenciais, ao longo do próximo semestre, com continuidade até 2017. A metodologia envolve estudos sobre o ensino de Matemática nas escolas públicas e a relevância dos conteúdos dos planos anuais desta etapa do ensino no componente curricular.

O reitor da UFPR, Zak Akel Sobrinho, destacou a importância de a universidade tornar-se protagonista no processo de resolução dos problemas e desafios da sociedade. “A Universidade mantém muitas parceria coma cidade, mas as mais importantes contribuições têm sido feitas na educação. Este convênio é um exemplo de como conseguirmos promover uma nova visão e reformular paradigmas relacionados ao ensino da Matemática”, disse Akel.

A Secretaria Municipal da Educação ofertará o espaço físico - no Centro de Formação Continuada, no Centro - e coordenará as atividades pedagógicas para o desenvolvimento dos trabalhos. Também fará a articulação do conteúdo do curso ao plano de formação continuada da rede municipal, na área de Matemática. A UFPR oferecerá os docentes responsáveis pelo planejamento e encaminhamento do trabalho pedagógico, além de certificar os participantes.

Esta parceria promoverá a relação conjunta direta entre professores, currículo e proposta pedagógica. “Evidenciará, no decorrer de sua integração e prática, o pensar e o realizar matemático para a o sucesso e bom desempenho dos nossos estudantes, na formação de  cidadãos críticos, analíticos, investigativos capacitados para a tomada de decisão produtiva e efetiva”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Além da troca de experiências, o desenvolvimento deste convênio servirá para o exercício de publicações, produção de materiais permanentes e a oferta de material para consulta aos professores atuantes no ensino de Matemática.

O vice-diretor do setor dos cursos de extas, Alexandre Trovan, que acompanhou a assinatura do convenio, salientou a importância de reforçar os conteúdos da Matemática entre estudantes na fase da adolescência, quando se estabelecem o desenvolvimento de importantes estruturas mentais. “É preciso que o ensino da Matemática seja motivador para que se possa contabilizar também, em termos de desenvolvimento de aprendizagens, em diferentes disciplinas da área de exatas”, disse Alexandre.

Também participaram da assinatura do termo de adesão, no gabinete do prefeito, o diretor do setor de Exatas da UFPR, Marcos Sunye, o professor do departamento de Matemática da UFPR,  Carlos Henrique dos Santos, a diretora do departamento de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Letícia de Mara Meira, e a assessora técnica de convênios da Secretária Municipal da educação, Itália Bettega Joaquim.