De 27 de março a 3 de abril, Curitiba terá a Semana Municipal de Conscientização do Espectro do Autismo. Na programação, o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura vai promover o VI Simpósio Regional sobre Autismo, construído em parceria com a sociedade civil.
O evento será on-line, pela plataforma Zoom, no dia 2 de abril, Dia Internacional do Autismo, das 8h às 12h.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pela plataforma Aprendere, do Instituto Municipal de Administração Municipal (Imap). As inscrições e a participação no simpósio são gratuitas.
Haverá certificação para as pessoas que participarem e o evento será acessível com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
“O principal objetivo é disseminar informações que possam contribuir com a inclusão e atendimento integral às pessoas autistas e suas famílias”, explicou a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes.
O simpósio terá com 10 palestras:
Autismo nas favelas, com Fernanda Rosa;
Impacto da pandemia para pessoas autistas, com Alexandre Mapurunga;
Neurodiversidade, com Fernanda Santana;
Interseccionalidade autismo e transgeneridade, com Sophia Mendonça;
Autismo e racismo, com Polyana Sá;
Acessibilidade para pessoas autistas, com Alef Matheus dos Anjos;
Autismo e desenho como forma de comunicação, com Fúlvio Pacheco;
Saúde mental da família, com Suzane Lohr;
Programa de treinamento parental, com Eduardo de Oliveira;
O TEA e o novo CID11, com Raquel Del Monde.
Outras informações do VI Simpósio Regional sobre Autismo podem ser conseguidas pelo telefone (41) 3221-2262 do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou pelo e-mail gdpd@curitiba.pr.gov.br.
Lei Municipal
Desde 2016, Curitiba conta com a Semana Municipal de Conscientização do Espectro do Autismo incluída em seu calendário oficial. A data foi instituída pela Lei Municipal nº 14.809/2016 e acontece sempre na semana do dia 2 de abril, Dia Internacional do Autismo.
Para marcar a data, a Câmara Municipal de Curitiba, a Praça do Japão e a estufa do Jardim Botânico serão iluminados à noite, entre os dias 27 de março a 3 de abril, com a cor azul para lembrar a população sobre o autismo.
Programação da Semana
Instituições, associações, escolas e grupos de autismo de Curitiba também prepararam uma programação para a Semana Municipal de Conscientização do Espectro do Autismo 2022.
De 27 de março a 3 de abril, o Instituto Ico Project fará uma ação itinerante em escolas com dinâmica de empatia e acesso à informação sobre o autismo. Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone 99911-1755.
No dia 2 de abril, o grupo Anjo Azul vai promover um piquenique para as famílias de pessoas autistas e durante a semana uma ação de escuta solidária em sete comunidades, com acolhimento das famílias, orientações e entrega de materiais informativos. Pelo telefone 99805-8685 é possível obter outras informações.
A escola Alternativa também vai entregar material informativo, no dia 2 de abril, para a comunidade. A entrega será feita pelos estudantes autistas da escola, o contato da escola é o 3252-6186.
A escola Nilza Tartuce fará atividades direcionadas a seus estudantes autistas: passeio, piquenique, atividades sensoriais e apresentação cultural, além de uma campanha de conscientização em rede social. Outras informações pelo telefone 3252-7354.
A Água & Vida Centro de Psicomotricidade vai promover semanalmente, durante todo mês de abril, atividades lúdicas sensoriais para seus estudantes atendidos, em celebração à data. O contato com a escola é pelo telefone 3015-8420.
A União de Pais pelo Autismo - Uppa (99982-6179) fará o Simpósio UPPA Autismo e Educação. A instituição também estará no dia 3 de abril no Parque Barigui, em uma ação de lazer desenvolvida junto com a Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj), distribuindo materiais informativos para a população.
Nos dias 5 e 6 de abril, a clínica Neurokids (99984-6783) promoverá palestras para as famílias dos atendidos sobre psicomotricidade aquática, relacional e funcional para crianças com autismo, e sobre a importância da integração sensorial para este público. No dia 9 de abril, a instituição Aampara (99943-5021) vai fazer uma roda de conversa com mães.
No dia 19 de abril o projeto Vivendo a Inclusão (98879-4010) vai promover o evento Pipoca e Inclusão, com sessão de cinema inclusiva acessível para pessoas autistas. Na segunda quinzena de abril, o projeto vai fazer o II Simpósio Vivendo a Inclusão com o tema Autismo e as relações na vida adulta, com entrada gratuita aberta à comunidade. Será no dia 19 de abril, no Sesc da Esquina, às 19h.
As inscrições devem ser feitas por este formulário on-line