O prefeito Rafael Greca e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, formalizaram nesta quinta-feira (22/12) um convênio para elaboração dos projetos executivos necessários para construção de uma nova sede para o Legislativo municipal.
O município atendeu solicitação dos vereadores a fim de colaborar com o projeto, que busca equalizar uma estrutura que ao longo dos anos recebeu uma série de “puxadinhos” na arquitetura do espaço que serve aos vereadores. O Palácio Rio Branco, que hoje abriga o plenário da Câmara, e será preservado, foi construído em 1895.
O prefeito destacou a importância de o Legislativo ter instalações adequadas e realçou o impacto arquitetônico e urbanístico da obra para área.
O projeto preserva o patrimônio histórico e integra o complexo à Praça Eufrásio Correia e ao conjunto formado por árvores centenárias, um chafariz francês do século 19, o Teatro Regina Casillo, um painel de Poty e as fachadas do antigo Hotel Nacional e da antiga estação ferroviária da cidade (que hoje serve ao Shopping Estação).
“Com arquitetura sustentável, vai compor um cenário urbano muito bom e valorizar a praça”, disse Greca, durante o encontro, que contou com a presença do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e da primeira-dama Margarita Sansone, além de vários vereadores (veja abaixo).
O projeto
O projeto elaborado pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) prevê o uso do terreno atual para um novo edifício, com sustentabilidade energética, integrado à praça e espaço para participação popular nas sessões da Casa.
A estrutura atual da Câmara, que contempla também um anexo ao prédio histórico, será preservada, devendo ser utilizada posteriormente em novas funções.
O convênio ora firmado estabelece que não haverá nenhum repasse de recursos entre as partes para elaboração dos projetos. Os custos e prazos para execução efetiva da obra, que serão estabelecidos pelos projetos executivos do convênio, serão de responsabilidade da Câmara.
O vereador Tico Kuzma ressaltou o espaço que deverá ser criado para abrigar quem queira acompanhar os trabalhos da Casa. Atualmente, a estrutura só permite a participação de um número reduzido de pessoas. “É um projeto necessário para a cidade”, disse Kuzma.
Árvore urbana
De acordo com o arquiteto João Guilherme Dunin, autor do estudo preliminar do Ippuc, a proposta é que o edifício seja uma extensão da praça.
“Todos os ambientes de trabalho serão iguais e voltados para a praça. O edifício funcionará como uma árvore urbana, com espaços verdes, captação de água de chuva e painéis fotovoltaicos na cobertura”, explica ele.
O estudo foi apresentado no plenário da Casa de Leis em novembro.
Espaço para população
A proposta prevê a preservação do histórico Palácio Rio Branco, a construção de um novo plenário com capacidade para 500 pessoas e galeria para que a população acompanhe as sessões e um prédio com arquitetura inovadora e sustentável para abrigar os gabinetes parlamentares e setores administrativos da Câmara.
Seriam 20 mil m² de área construída no endereço em que estarão localizados os gabinetes parlamentares, cada um com 90 m², além de auditório com 250 lugares, cafeteria e outros equipamentos de suporte.
Zero carbono
“A questão ambiental passa principalmente pela implantação de uma estrutura de zero carbono, utilizando materiais que sequestram carbono na obra e tendo como componente a redução do consumo de energia durante o tempo de vida do edifício”, explica Dunin.
De acordo com o arquiteto, as varandas, terraços e espaços vazios propostos para a edificação foram concebidos como zonas de captura de ar e redutores de temperatura.
“O pé direito é mais alto para que as lajes possam incluir os sistemas naturais no seu interior, principalmente aqueles que dizem respeito ao clima dos ambientes, estabelecendo um fluxo de ar entre os vazios propostos e a fachada ventilada”, reforça o autor do projeto.
Presenças
A assinatura do convênio também contou com a participação dos vereadores Marcio Barros, João da 5 Irmãos, Sabino Picollo, Osias Moraes, Mauro Ignácio, Toninho da Farmácia, Leônidas Dias e Marcelo Fachinello, que recebeu os cumprimentos do prefeito por sua eleição para presidente da Câmara para o biênio 2023-2024.
Por parte da Câmara Municipal, também estiveram presentes a diretora-geral, Juçana Marques; o coordenador de projetos de gestão, Tiago Soares; e o diretor de Recursos Humanos, Hamilton Júnior.
Por parte da Prefeitura, participaram o secretário de Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; os arquitetos João Guilherme Dunin e Célia Bin; e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro.