O pavimento precário e cheio de remendos da Rua Uberlândia, no bairro Abranches, está dando lugar a asfalto novo que vai permitir a circulação de motoristas e pedestres com conforto e segurança.
A Prefeitura de Curitiba iniciou esta semana a recuperação do pavimento da via, numa extensão de 327 metros, a partir da Rua José Bajerski até o final da rua.
Além dessa intervenção, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) também está fazendo a reciclagem do asfalto de outras ruas da região: a Rua das Grevíleas (entre a Rua das Acácias até o final da rua – 127 metros) e a Rua dos Monjoleiros (entre a Rua das Acácias até o final da rua – 145 metros), ambas no bairro Barreirinha. A previsão é de que as obras nas três vias sejam concluídas até a primeira quinzena de fevereiro, se as condições do tempo permitirem.
As intervenções fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) que está transformando a infraestrutura e os serviços públicos da cidade.
Era só uma casquinha
Para Rui César Monteiro, que mora há 32 anos na Rua Uberlândia, a intervenção da Prefeitura trouxe alegria para a vizinhança, que antes sentia o problema do pavimento precário.
“Era só uma casquinha de asfalto. Volta e meia surgiam buracos, a Prefeitura vinha e consertava, mas este processo acabava por formar muito relevo. O carro passava por aqui pulando. Agora vai ficar uma maravilha! Estamos muito felizes com a chegada do asfalto”, disse Monteiro.
Rua completa
Na Rua dos Monjoleiros, o problema era parecido: pavimento muito antigo, com irregularidades. O morador Sidney Cardoso, que há quatro anos mora na rua, viu como alívio a chegada das máquinas da Prefeitura ao local.
“Eu fiquei muto feliz com chegada do asfalto aqui. Esta é uma rua muito organizada. Os moradores cuidam da frente da casa, não deixam acumular lixo ou mato, é um lugar bonito. A única coisa que faltava era a melhoria no pavimento. Agora vai ficar completo com esta urbanização”, comemora.
O vizinho Francisco Vieira Sampaio faz coro com Sidney.
“Estou muito satisfeito com a chegada do asfalto. Isso valoriza os imóveis daqui. Quem não ficaria feliz com vendo o asfalto passar na frente de casa? Valeu a pena a espera”, disse.
Atenção, motorista!
Durante o andamento das obras, os motoristas precisam ter atenção para bloqueios de trânsito parciais e variáveis, de acordo com evolução dos trabalhos.
O método utilizado para recuperar o pavimento é o da reciclagem, que transforma vias desgastadas em pavimento renovado e mais resistente. O maquinário retira a camada danificada do pavimento e faz reaproveitamento do material triturado, que é misturado com cimento e compactado para formar uma nova base para a nova pavimentação. A fase final é complementada com a aplicação de duas camadas de asfalto.
Somente após a aplicação da segunda camada de asfalto as vias recebem a sinalização horizontal e são concluídas. Até que isso aconteça, os motoristas devem ficar atentos à sinalização vertical e reduzir a velocidade ao trafegar próximo às obras.
Sinalização revitalizada
Com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro, nesta semana a Superintendência de Trânsito (Setran) realizou a pintura da sinalização horizontal na Rua Deputado Edgar Távora. A via faz a ligação entre os bairros Barreirinha e Santa Cândida.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.