A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, lançou edital de convocação para seleção de entidades representantes da sociedade civil organizada e da academia que irão compor o Comitê Municipal da Estratégia de Economia de Impacto. O objetivo é elaborar ações planejadas e articuladas pelo poder público, iniciativa privada, sociedade civil e academia para fortalecer o ecossistema de negócios e iniciativas que unem resultado econômico com impacto socioambiental positivo.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, a criação do Comitê reforça o papel de Curitiba como referência nacional e internacional em cidades inteligentes.
“A Estratégia de Economia de Impacto mostra que desenvolvimento econômico e inovação podem caminhar lado a lado com a sustentabilidade. Este comitê é um espaço de construção coletiva, que vai reunir diferentes olhares e experiências para ampliar as transformações positivas já em curso na nossa cidade”, afirma Paulo Martins.
A ideia é que o comitê seja paritário, formado de maneira equilibrada entre representantes do poder público e da sociedade civil, garantindo legitimidade, diversidade de perspectivas e transparência no processo de tomada de decisão.
Além dos representantes do Poder Público Municipal, também integrarão o colegiado sete membros titulares e sete suplentes de entidades da sociedade civil e da academia, distribuídos nos seguintes eixos estratégicos: Microempreendedor Individual, Grandes Empresas/Indústria, Empreendedorismo Inclusivo, Meio Ambiente e Economia Circular, Captação de Recursos, Ambientes de Inovação e Educação Sócio-empreendedora.
O colegiado terá a missão de implementar a Estratégia Municipal de Economia de Impacto, instituída pelo Decreto nº 1.825/2024, reforçando o protagonismo de Curitiba no desenvolvimento de iniciativas que unem inovação, sustentabilidade e impacto socioambiental positivo.
O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, destaca a importância da participação da sociedade civil na iniciativa.
“O comitê será uma instância colaborativa para consolidar políticas e ações voltadas à economia de impacto. Queremos que universidades, organizações e instituições que já atuam nesse campo façam parte desse processo, ajudando a fortalecer o ecossistema de impacto que diferencia Curitiba no cenário nacional e internacional”, afirma o presidente.
As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 30 de setembro de 2025 e devem ser enviadas para o e-mail licitacoesagencia@curitiba.pr.gov.br, junto com a documentação exigida no edital.