A Prefeitura de Curitiba segue avançando no compromisso com a igualdade de gênero por meio do curso "Jornada Mulheres em Foco: Trilhando Caminhos para a Equidade", que já está em sua terceira etapa de formação. A iniciativa faz parte do Plano de Ações de Gênero (PAG) do Caximba, vinculado ao Programa de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, coordenado pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial.
Iniciado em junho, o Módulo 3 do curso tem como foco as políticas públicas para mulheres e já capacitou servidores das áreas de Assistência Social, Meio Ambiente e Transporte Coletivo. As próximas formações seguem ao longo de julho e agosto, envolvendo profissionais das áreas de Saúde, Esporte e Juventude, Moradia, Urbanismo, Segurança Alimentar, Defesa Social, Educação e Cultura.
A ação é voltada principalmente às equipes que atuam diretamente no território do Bairro Novo do Caximba, uma das regiões mais vulneráveis da capital, mas também está aberta a servidores de outros setores das secretarias e órgãos municipais. O objetivo é ampliar o alcance dos conteúdos e promover uma atuação mais qualificada e sensível às desigualdades de gênero na oferta dos serviços públicos.
“Estamos qualificando os profissionais da Prefeitura para que as políticas públicas considerem as especificidades das mulheres, principalmente daquelas que vivem em territórios de maior vulnerabilidade. É um investimento direto na melhoria do atendimento à população”, destaca Marli Teixeira Leite, secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial.
Formação técnica para transformar a realidade
Com carga horária total de 112 horas, o curso é uma das ferramentas utilizadas pelo PAG para garantir a transversalidade e a intersetorialidade na implementação de políticas públicas. Ou seja, diferentes secretarias e áreas do município atuam de forma integrada para promover a equidade de gênero nos diversos serviços municipais.
Dados da pesquisa realizada pela Apoena Socioambiental em 2023 mostram a urgência dessa atuação: entre as moradoras da Vila 29 de Outubro, área que integra o Bairro Novo do Caximba, 49% são negras ou pardas, a maioria com escolaridade até o ensino fundamental, e muitas enfrentam insegurança econômica. Quase um quarto está desempregada e outra parcela significativa é formada por autônomas sem qualquer tipo de previdência.
Diante desse cenário, a capacitação dos servidores públicos representa não apenas um investimento na gestão, mas também uma resposta prática aos desafios sociais enfrentados pelas mulheres da região. “As Políticas Transversais de Gênero na Saúde são fundamentais para a construção de um sistema de saúde mais justo, eficiente e voltado às reais necessidades da população. Capacitar quem está na ponta do atendimento significa qualificar as políticas públicas e oferecer respostas mais justas às mulheres que mais precisam do poder público”, reforça Cristina Miho Takahashi Ikuta, apoio administrativo do Distrito de Saúde Tatuquara.
Programação segue até agosto
As próximas atividades do Módulo 3 já estão com datas marcadas e acontecem em diferentes equipamentos públicos da cidade, como a Rua da Cidadania do Tatuquara, o Clube da Gente e o IPPUC. A programação inclui temáticas específicas como saúde, moradia, segurança alimentar, urbanismo e cultura, sempre com recorte de gênero.
A Jornada Mulheres em Foco integra o programa Curitiba Mais Mulheres, que consolida uma série de ações voltadas ao enfrentamento das desigualdades de gênero na capital. O trabalho desenvolvido em Caximba pode se tornar referência para outras regiões da cidade.
Ao investir na formação técnica e teórica das equipes municipais, a Prefeitura de Curitiba reafirma seu compromisso com políticas públicas inclusivas, sensíveis às desigualdades estruturais e alinhadas às diretrizes internacionais de combate às violências e promoção da equidade entre mulheres e homens.