No caminho entre a Praça Nossa Senhora de Salete e o Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico, está encravada a Praça Rio Iguaçu com um lindo painel de azulejos com 50 metros do artista paranaense Rogério José de Moura e Dias. A obra retrata a expedição de Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, responsável por descobrir as Cataratas do Iguaçu em 1542.
Desde o início de fevereiro, as equipes contratadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão fazendo a nova pintura em amarelo do painel onde está o relato de Álvar Nuñez Cabeza de Vaca. As letras que estavam apagadas e dificultavam a leitura histórica, agora estão vivas novamente e podem ser lidas com facilidade pelos pedestres que passam pelo local, turistas e moradores da região.
O produtor de vídeos Vinícius Sguarezi mora próximo da praça e todos os dias caminha por ali para ir ao trabalho. Nos fins de semana também leva os filhos para brincar no local.
“Esse trabalho de pintura e manutenção da praça é super importante. Essa praça é linda com esse painel. Estava precisando mesmo da nova pintura. O painel reforça a identidade visual da nossa cidade e do nosso estado, nossa cultura”, afirmou Sguarezi.
OUÇA AQUI
Vinícius Sguarezi, morador do Centro Cívico
Lavagem
Até o final do mês de fevereiro também será feita a lavagem de todos os azulejos do painel que mostra vários elementos da expedição que percorreu todo o Rio Iguaçu e descobriu as Cataratas do Iguaçu em 1542.
Todo o calçamento da praça também está passando por reparos durante este mês de fevereiro. Esses trabalhos de reparo na Praça Rio Iguaçu são feitos dentro do programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba. O programa promove a recuperação urbana da região central e a valorização da arquitetura de prédios e monumentos por toda a cidade.
Conheça
A Praça Rio Iguaçu fica na esquina das ruas Deputado Mário de Barros com a Marechal Hermes, no Centro Cívico, bem próxima à rotatória do Largo da China com a estátua de Confúcio, e ao lado do Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná.