Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Empreendedorismo

Prefeitura de Curitiba está na Feira do Empreendedor do Sebrae e tira dúvidas sobre MEI

Espaço do Empreendedor na Feira do Empreendedorismo do Sebrae. Curitiba, 11/09/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDEI) e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, está presente na Feira do Empreendedor do Sebrae, realizada na Via Soft Experience, no Campus Positivo.

Até domingo (14/8), equipes dos Espaços do Empreendedor das regionais da cidade se revezam no estande para atender o público.

  • Mais informações sobre a feira AQUI 

Além do atendimento, o Espaço Empreendedor na feira também vai promover palestras sobre temas como finanças, marketing e gestão, sempre com foco em orientar empreendedores.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o objetivo é aproximar ainda mais os serviços da Prefeitura dos empreendedores.

“Além da formalização da empresa em apenas 20 minutos, na própria feira é possível tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda e  receber orientações sobre como regularizar dívidas do MEI”, explica o secretário.

O administrador de empresas Claudio Simões Martinez foi um dos atendidos no estande. Ele buscava informações sobre como abrir um MEI, já que pretende mudar de ramo. “Estou entrando no setor imobiliário e vim me informar. Gostei de falar diretamente com um atendente. Esse atendimento é, na minha opinião, um diferencial”, afirmou.

Para o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, é a oportunidade dos visitantes da feira conhecerem esse serviço que já é uma referência na cidade.

“Nossos dez Espaços nas Regionais realizaram 260.000 atendimentos em 2024, especialmente o MEI. Temos  ajudado  muito as pessoas que precisam regularizar suas atividades. E um negócio formalizado tem muito mais chances de crescer e prosperar”, afirma o presidente.


História de gratidão

Maristela Dias Antoniacomi é artesã e esteve no Espaço Empreendedor na feira do Sebrae, mas o objetivo foi rever amigos.  Ela tem uma história de gratidão com a Prefeitura de Curitiba. Desde que decidiu empreender com artesanato já fez diversos cursos oferecidos pelo ecossistema Vale do Pinhão.

Maristela produz  peças em biscuit e estava participando da 1ª Rodada de Negócios Varejo da feira. O encontro reuniu produtores locais e lojistas em um ambiente voltado exclusivamente para a geração de negócios diretos e qualificados.

“Todo o conhecimento que adquiri nos cursos que fiz no Vale do Pinhão, hoje eu coloco em prática no meu negócio, como as dicas da parte de marketing de como fazer postagens nas redes sociais, por exemplo. Sempre indico esses cursos para outras empreendedoras”, conta.