Os Espaços Empreendedor da Prefeitura de Curitiba se consolidaram como porta de entrada para o microempreendedor individual (MEI). Localizados nas oito Ruas da Cidadania, na Administração Regional da CIC e no Pinhão Hub, oferecem suporte em todas as etapas da jornada empreendedora.
Além da formalização da empresa em apenas 20 minutos, os espaços auxiliam em serviços como declaração de Imposto de Renda, regularização de dívidas do MEI e orientações para gestão do negócio, além de oferecer capacitações para o desenvolvimento empresarial. Os atendimentos são gratuitos e realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante agendamento prévio pela Agenda Online.
No primeiro semestre de 2025 foram realizados mais de 130 mil atendimentos, entre eles a formalização, emissão do boleto DAS, auxílio na nota fiscal de serviço e comércio, entre outros. A iniciativa integra o Programa Curitiba Empreendedora e o Vale do Pinhão, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, os espaços reforçam a vocação empreendedora da capital.
“Nestes locais os microempreendedores encontram qualidade e profissionalismo no atendimento. É um ambiente propício ao empreendedorismo. Curitiba é uma cidade empreendedora e os MEIs têm papel fundamental no desenvolvimento econômico”, afirma.
Formalização rápida e suporte completo
Com documentos em mãos, o processo de abertura de MEI leva menos de meia hora. De acordo com Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, atividades comuns como prestação de serviços, produção artesanal e comércio de produtos são formalizadas de forma imediata. Já empreendimentos que envolvem manipulação de alimentos ou exigem espaço físico passam por consulta prévia na Prefeitura, mas o procedimento, mesmo assim, pode ser concluído em poucas horas.
“O empreendedor já sai com a documentação, o boleto para pagamento e todas as orientações. Também fornecemos informações sobre capacitações, cadastro para vender para a Prefeitura e opções de crédito. Vai muito além da formalização. Prestamos suporte em negociações de dívidas, declaração anual do MEI e encaminhamos para consultorias do Sebrae quando há necessidade de um atendimento mais aprofundado sobre gestão do negócio”, explica Dario.
Atendimento presencial que faz a diferença
Um dos principais diferenciais dos Espaços Empreendedor é o atendimento presencial. A dificuldade de acesso à internet ou a pouca familiaridade com a tecnologia fazem com que esse suporte seja essencial.
“Nossos atendentes acolhem essas pessoas e ajudam em cada etapa do processo. Muitas vezes evitamos até que caiam em golpes, mostrando o aplicativo correto e o boleto verdadeiro a ser pago”, ressalta Dario.
O benefício do atendimento presencial pode ser visto em histórias como a de Fernando de Jesus Magalhães, que trabalhava com reformas e construções.
“Poder emitir nota fiscal me ajudou bastante. Os serviços aumentaram quase 100% porque o cliente pede nota e agora eu consigo fornecer”, conta Fernando. Ele retornou ao Espaço Empreendedor da Regional Boqueirão para regularizar contribuições e garantir tempo de aposentadoria. “Para mim, o atendimento presencial facilita muito”, diz.
O pintor Pedro Carlos Dias também utiliza o serviço. Primeiro buscou a formalização como MEI e, mais recentemente, a regularização da empresa após atraso no pagamento dos impostos. “Tenho dificuldade com tecnologia, então prefiro resolver pessoalmente com os atendentes”, afirma.