A Prefeitura de Curitiba e o Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) renovaram por mais sete anos a gestão do Sesc Paço da Liberdade, parceria que assegura para a população uma programação cultural contínua. O termo de concessão foi assinado nesta quarta-feira (19/11) pelo prefeito Eduardo Pimentel e pelo presidente da Fecomércio e vice-governador, Darci Piana.
Ano que vem o edifício histórico no miolo da cidade completa 110 anos de existência e passará por um restauro e manutenção. A continuidade da parceria garante a realização e a manutenção das atividades culturais que fazem do Paço um dos principais pontos de encontro do Centro de Curitiba, como a programação do Natal de Curitiba, concertos, saraus, exposições e outras ações desenvolvidas pelo Sesc.
“O Paço Municipal é uma joia do Centro de Curitiba, não apenas pelo seu valor histórico e cultural, mas também por toda a programação disponibilizada ao público. E é assim que vai continuar até 2032, como estamos garantindo aqui, e espero que por muito longos anos”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
Também participaram da assinatura a presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior; o diretor regional do Senac-PR, Sidnei Lopes de Oliveira; a gerente-executiva do Paço da Liberdade, Celise Helena Niero; e o diretor regional do Sesc Paraná, Ulisses Rodrigues.
Restauro e conservação
Às vésperas de completar 110 anos, o antigo Paço Municipal entra em um novo ciclo de restauro e conservação, com obras previstas para começar entre dezembro e janeiro. Tombado pelo Iphan e reconhecido por sua arquitetura eclética com traços neoclássicos e detalhes art nouveau, o edifício é o único monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Federal (IPHAN) no Estado do Paraná.
“As intervenções incluem restauro, que exige profissionais especializados para recuperar elementos históricos; conservação; e reformas gerais para melhorar a estrutura e garantir excelência no atendimento ao público”, explicou o diretor regional do Sesc-PR, Ulisses Rodrigues.
O contrato com a construtora já está assinado, com início dos trabalhos previsto ainda para dezembro. Ele destaca que as obras vão interferir o mínimo possível na programação cultural do Paço da Liberdade.
Centro cultural
Desde sua restauração e reinauguração como Paço da Liberdade, em 2009, o edifício preserva suas características originais e abriga um centro cultural multifuncional administrado pelo Sesc Paraná. São quatro andares dedicados a cursos, palestras, exposições e atividades artísticas, além de biblioteca, acesso livre à internet, Café do Paço, Cine Pensamento, Laboratório de Artes Eletrônicas, Espaço das Artes e Estúdio Pedagógico.
A partir de 2025, o prefeito Eduardo Pimentel também instalou no local um gabinete para atendimentos quinzenais, aproximando ainda mais a gestão pública da população que frequenta o Centro.
Dengue
Na ocasião, o prefeito Eduardo Pimentel recebeu do Sesc o troféu de cidade campeã em redução de focos de dengue. “A redução foi de 90% em relação ao ano passado, e já estamos preparando os mutirões para esse verão para diminuir ainda mais”, destacou o prefeito ao lado da secretária municipal de Saúde, Tatiana Filipak.