Texto: Cris Guancino | Edição Aline Kozak
Secretaria Municipal da Comunicação Social
Uma nova frente de obras do Lote 2.3 do Projeto BRT Leste/Oeste começa nesta segunda-feira (22/9), às 9h, e exigirá o bloqueio total da canaleta exclusiva para ônibus na Avenida Presidente Affonso Camargo, entre as ruas Mariano Torres e Zeila Moura dos Santos, na altura da Rodoferroviária. A obra também vai bloquear dois retornos no trânsito da região.
- A interdição será necessária para a implantação do novo pavimento de concreto da canaleta. Para isso, haverá desvio temporário, pela via lenta, das linhas de biarticulados que passam pelo local - 302-Centenário/Rui Barbosa, 303-Centenário/Campo Comprido e C01-Pinhais/Rui Barbosa.
- A estação-tubo Rodoferroviária será desativada a partir das 9h em ambos os sentidos e os passageiros deverão utilizar as estações mais próximas - Mariano Torres e Viaduto Capanema. Na Rodoferroviária, o sistema de áudio vai comunicar aos viajantes a desativação temporária das estações e informar as alternativas para quem for usar o transporte coletivo. A linha 385- Cristo Rei também atende a região da Rodoferroviária.
Retornos bloqueados e caminhos alternativos
Os motoristas também precisarão ficar atentos aos desvios, pois os dois retornos na Avenida Affonso Camargo para acessar a Rodoferroviária e a região central estarão bloqueados a partir de segunda-feira (22/9).
- O primeiro retorno bloqueado será o da Affonso Camargo para acesso à Rodoferroviária, no sentido bairro-Centro. O motorista que vem do bairro Cristo Rei pela avenida deverá entrar à direita na Rua Dr. Faivre, seguir até a Visconde de Guarapuava e depois dobrar à esquerda na Rua Tibagi, e novamente à esquerda para voltar à Affonso Camargo e acessar a rodoviária.
- O segundo retorno bloqueado fica embaixo do Viaduto do Capanema, para quem sai da Rodoferroviária e quer voltar ao Centro. Agora, o motorista deverá passar o viaduto, seguir 500 metros pela Avenida Affonso Camargo no sentido bairro, fazer o retorno à esquerda na Avenida São José, nas imediações do Hospital Cajuru, e voltar à Affonso Camargo para seguir em direção à Avenida Mariano Torres e à Visconde de Guarapuava.
O que será feito?
O trecho em frente à Rodoferroviária será totalmente requalificado com nova pavimentação de concreto na canaleta, asfalto novo nas vias lentas, adequação na rede de drenagem, calçadas acessíveis, ciclovia, travessias e cruzamentos elevados para priorizar os pedestres, iluminação pública, sinalização viária, semaforização e plantio de árvores.
“São obras que preparam a cidade para o amanhã, entregando um sistema de transporte público mais seguro, sustentável, eficiente e acessível, além de requalificar a infraestrutura urbana”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Na Sete de Setembro
Outros pontos de intervenções terão início em um pequeno trecho da Avenida Sete de Setembro, com cerca de 100 metros na pista lenta sentido Centro-Batel, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Lourenço Pinto. Também começam os trabalhos no calçamento da Sete de Setembro, entre as ruas Mariano Torres e a Tibagi, sentido Centro.
O restante das intervenções na Avenida Sete de Setembro está previsto para o início de 2026.
Para que a obra acontece?
Esta é a primeira etapa do Lote 2.3, que compreende a requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Avenida Presidente Affonso Camargo, em um trecho de 1.577 metros.
O pacote inclui também a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.
As intervenções acontecem para permitir a passagem do novo Ligeirão Leste/Oeste e a realização de ultrapassagens em pontos estratégicos do trajeto, com soluções como o desalinhamento da Estação Eufrásio Correia, ampliação da Estação Rodoferroviária e alargamento da canaleta na altura da Estação Mariano Torres.
Sobre o Lote 2.3
A obra acontece em um ponto estratégico da cidade, onde se concentram vários modais de transporte e intenso fluxo de pessoas. Por isso, a requalificação vai gerar avanços significativos, assegurando a operação do Ligeirão Leste/Oeste e mais segurança para pedestres, ciclistas, motoristas e usuários do transporte coletivo.
O Lote 2.3 tem valor contratual de R$ 43,6 milhões e prazo de execução de 15 meses. Contempla mais de 3 mil metros de nova pavimentação, 2.123 metros de calçadas e 2.010 metros de ciclovias.
BRT Leste/Oeste
O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões.
Serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações-tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e no Campina do Siqueira.
A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte. Além de reduzir o tempo de viagem, o projeto vai contribuir para a diminuição das emissões de carbono e ampliar a conectividade entre modais, estimulando o uso de bicicletas, calçadas acessíveis e vias compartilhadas.