Ir para o conteúdo
banner

Cidades Inteligentes

Prefeitura de Curitiba apresenta soluções inovadoras em estande no Smart City Expo, em Barcelona

Prefeitura de Curitiba apresenta soluções inovadoras no Smart City Expo, em Barcelona. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Curitiba participa do Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, na Espanha. O evento começou nesta terça-feira (4/10) e vai até quinta (6/10), reunindo líderes globais, especialistas e empresas para discutir inovação urbana, mobilidade, sustentabilidade e transformação digital nas cidades. 

Este é o terceiro ano seguido que Curitiba - cidade premiada em 2023 com o World Smart City Awards - tem um estande no encontro na Catalunha. 

A agenda de Curitiba inclui participações em debates e visitas técnicas. O objetivo é fortalecer parcerias internacionais e apresentar iniciativas que posicionam a cidade como referência em desenvolvimento inteligente e sustentável.

No estande, os visitantes conhecem projetos em áreas como sustentabilidade, meio ambiente, transformação digital e economia da inovação. Também são apresentadas políticas públicas e ações que estimulam o empreendedorismo, o ambiente de negócios e a inovação no município.

Fazem parte da comitiva oficial o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, e o secretário de Administração e Tecnologia da Informação, Elisandro Pires Frigo.

De acordo com Dario Paixão, Curitiba chega ao Smart City Expo com resultados consolidados e projetos reconhecidos internacionalmente.

“Além de compartilhar nossas iniciativas, buscamos oportunidades de cooperação e investimentos, sempre com o propósito de apoiar o desenvolvimento econômico e promover soluções que impactem positivamente a vida dos curitibanos”, afirma Paixão.

O Smart City Expo World Congress, realizado anualmente desde 2011, é o principal encontro mundial sobre cidades inteligentes. A edição reúne mais de 850 cidades e milhares de participantes e propõe debates sobre temas estratégicos como mobilidade urbana, energia e meio ambiente, governança, tecnologia, infraestrutura e economia azul.