A Prefeitura de Curitiba compartilhou, nesta quinta-feira (9/10), a sua experiência com a metodologia BIM (Building Information Modeling) em um encontro técnico digital que reuniu representantes da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (SMI-Rio).
A iniciativa teve como objetivo apresentar à equipe carioca a metodologia adotada por Curitiba na implantação do LaBIM, o laboratório de BIM, e as aplicações práticas da modelagem em projetos e obras públicas.
O LaBIM, vinculado ao Ippuc, é um espaço de inovação voltado à adoção e disseminação da metodologia BIM na administração pública municipal. A metologia permite aprimorar o planejamento, a compatibilização de projetos e o gerenciamento de obras.
Durante o encontro, o coordenador-geral da Utag, Marcio Teixeira, ressaltou que Curitiba vem consolidando o uso do BIM de forma progressiva. “Já temos experiências consolidadas na fase de projetos e agora estamos avançando para utilizar a metodologia também no gerenciamento das obras em execução, junto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop)”, explicou.
O coordenador enfatizou ainda que o foco da transformação digital deve estar na estruturação dos processos, e não apenas nas ferramentas. “Mais do que softwares ou hardwares, é o processo que garante eficiência e continuidade institucional”, afirmou Marcio.
O engenheiro civil Maurício Costa Luís, do Ippuc e responsável pelo LaBIM, falou da implementação do laboratório ao longo dos últimos sete anos, destacando a importância do alinhamento entre planejamento urbano, tecnologia e gestão pública.
Pela Secretaria de Infraestrutura do Rio de Janeiro, Rachel Madeira Magalhães, que coordena o Grupo de Trabalho para implantação do BIM na prefeitura carioca, avaliou positivamente o intercâmbio. “A experiência de Curitiba ajuda a esclarecer dúvidas práticas e a evitar percalços comuns quando se começa a estruturar a adoção do BIM”, destacou.
A troca de experiências foi organizada pela Autodesk, empresa desenvolvedora de soluções em modelagem e gestão de projetos, parceira de diversas prefeituras na implementação de ambientes colaborativos digitais. Representando a empresa, Ricardo Bianca de Mello, que integra o BIM Fórum Brasil, elogiou a trajetória curitibana. “Sou fã do trabalho de Curitiba há bastante tempo, com a aplicação do BIM como ferramenta de gestão pública”, disse.