A Arena da Baixada recebeu, na quarta-feira (19/11), um grande encontro de atletas, ex-jogadores e autoridades em torno de um objetivo comum: ajudar na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu. O evento “Bola pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu” uniu esporte e solidariedade para arrecadar recursos destinados às famílias atingidas pelo tornado que devastou o município.
A mobilização contou com apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, destacou o papel social do esporte e a importância da união em prol das famílias afetadas.
“Curitiba se une em momentos difíceis e o esporte cumpre seu papel social ao promover ações que vão além das quatro linhas. Como diz o prefeito Eduardo Pimentel participar dessa iniciativa é uma forma de estender a mão às famílias de Rio Bonito do Iguaçu e mostrar que a cidade está ao lado de quem mais precisa”, afirmou o secretário.
A partida terminou empatada em 8 a 8 entre as equipes Esperança e Solidariedade, mas o placar simbólico refletiu muito mais do que gols: a mobilização coletiva em favor das famílias atingidas. Ao todo, foram arrecadados R$ 40 mil, valor que será destinado integralmente ao Fundo Estadual de Calamidades Públicas (FECAP), responsável por ações de reconstrução e aquisição de materiais essenciais às vítimas.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), ressaltou a importância da iniciativa e a força da solidariedade.
“Diversas campanhas solidárias foram realizadas e este jogo de futebol é uma iniciativa louvável. O mais importante é a solidariedade. Os atletas se dispuseram a participar em apoio a Rio Bonito do Iguaçu, que vivenciou uma tragédia inestimável. Cada ingresso, no valor de R$ 40, é destinado integralmente ao Fundo da Calamidade, recentemente reformulado pelo Legislativo para garantir que as doações cheguem diretamente às famílias afetadas”, afirmou Curi.
Em campo participaram ídolos históricos, como Nem, Cocito, Adriano Gabiru, Renan Lodi, Fernandinho, Jadson, Dagoberto, Dinélson, Rodrigo Pimpão, Marlos e Renaldo, além de atletas e personalidades que abraçaram a causa. Um dos gols da partida foi marcado pelo jogador Pablo, morador de Rio Bonito do Iguaçu, que fez questão de vir à capital para representar sua comunidade.
Fernandinho, ídolo do Athletico Paranaense e do Manchester City, destacou sua satisfação em participar do evento.
“É uma alegria enorme poder ajudar a cidade que foi devastada por essa tragédia. Saber que estamos angariando fundos para a reconstrução é muito significativo, além de reencontrar amigos e pessoas que marcaram minha história em Curitiba”, disse o jogador.
A arbitragem foi composta exclusivamente por mulheres: Lais Aparecida (árbitra), Betsy de Oliveira e Nicole Marques (assistentes) e Eduarda Marcos (quarta árbitra).