Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Urbanismo

Prefeitura convoca entidades para participação na gestão

O secretário de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, organizou nesta quinta-feira (10) uma reunião com representantes de associações e entidades de arquitetura, engenharia, comércio, contabilidade e mercado imobiliário do Paraná. Curitiba, 10/01/2013 Foto: Valdecir Galor/SMCS

O secretário de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, organizou nesta quinta-feira (10) uma reunião com representantes de associações e entidades de arquitetura, engenharia, comércio, contabilidade e mercado imobiliário do Paraná. O convite a estas entidades é um cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito Gustavo Fruet, abrindo sua gestão para a participação da sociedade em geral.

“Durante a campanha, ouvimos as reivindicações e demandas de todas as entidades aqui representadas, o que nos ajudou na formação do nosso plano de governo. Sentimos a necessidade de trazer essas associações para dentro da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), para participarem das decisões e rumos da nossa pasta”, afirmou o secretário.

Cordeiro revelou que a SMU sugeriu ao prefeito o desdobramento do Conselho Municipal de Urbanismo em duas instâncias: Comissão Técnica de Zoneamento e Conselho Superior de Urbanismo. As entidades e associações presentes na reunião foram convidadas a participar da Comissão Técnica.

“Nossa intenção é abrir três vagas para as entidades na comissão: uma para as de arquitetura, uma para as de engenharia e a outra para as ligadas ao comércio, contabilidade e mercado imobiliário”, confirmou o secretário, que lembrou que a composição completa da comissão já passa por estudos jurídicos. “Dessa forma, as associações vão participar do aperfeiçoamento da área de urbanismo de Curitiba. Queremos que todas sejam corresponsáveis pelo desenvolvimento da cidade”, completou.

A resposta dos órgãos convidados para reunião foi positiva. “Esta ação da Secretaria de Urbanismo demonstra a vontade com que o grupo de trabalho da prefeitura está se dedicando aos problemas da cidade, além da determinação e comprometimento com os desafios assumidos na campanha da eleição municipal”, disse Orlando Ribeiro, presidente da Asbea-PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Seção Paraná).

Para Normando Antonio Baú, presidente do Sinduscon–PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná), a reunião foi um indicativo de que a nova gestão tem o firme propósito de fazer as coisas realmente acontecerem. Já Jeferson Dantas Navolar, presidente do CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná), vê com muito interesse a oportunidade de participação que está sendo oferecida pela Secretaria de Urbanismo. “Isto vai permitir a valorização e a participação do arquiteto em todo o processo de planejamento da cidade”, comentou.

Confira as entidades e associações que participaram da reunião:

ACP (Associação Comercial do Paraná)
Ademi–PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná)
Asbea-PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Seção Paraná)
CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná)
CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná)
CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná)
Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná)
IAB-PR (Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná)
IEP (Instituto de Engenharia do Paraná)
Senge-PR (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná)
Sescap–PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná)
SindArq-PR (Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná)
Sinduscon–PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná)