A Prefeitura começou nesta semana a recuperar o asfalto da rua Vicente Michelotto, na CIC. Máquinas fresadoras estão retirando o pavimento antigo e rachado e vão colocar asfalto novo que vai ampliar a vida útil da rua. O trabalho faz parte das obras de substituição de asfalto antigo por asfalto novo em 97 quilômetros de ruas da cidade.
“Estas obras de pavimentação fazem parte do programa Asfalto Novo, que vai pavimentar 950 ruas totalizando 597 quilômetros da malha viária da cidade”, disse o secretário municipal de Obras Públicas Mário Tookuni.
Na Vicente Michelotto, serão recuperados 3.100 metros, entre o rio Barigui e a rua João Chede. As máquinas estão recuperando as alças do viaduto que passa sobre o contorno Sul, melhorando o acesso de mais de seis linhas de ônibus, que atende a regiões como a Vila Verde.
A retirada do asfalto velho está sendo feito em importantes ruas da cidade, tanto na área central como nos bairros. Na região central, as equipes da Prefeitura estão concluindo a recuperação do pavimento da avenida Iguaçu, no trecho entre as ruas João Negrão e a Lamenha Lins.
Recicladora - Nos bairros, a escolha foi para ruas de grande movimento, onde transitam linhas de ônibus e existe comércio forte. Junto com a recuperação do pavimento, a Prefeitura está transformando antipó em asfalto definitivo com as recicladoras de asfalto.
Na rua David Bodziak, no Barreirinha, a recicladora de asfalto está recuperando 1.150 metros, entre a avenida Anita Garibaldi e a rua Francisco Xavier Driesel. A recicladora tritura o pavimento antigo formando uma base de brita que é misturada ao cimento transformado em concreto. Logo em seguida, máquinas entram na rua colocando uma capa de asfalto.
O sistema de reciclagem de asfalto se mostrou rápido e eficiente. O asfalto é retirado, processado e devolvido à rua em 40 minutos, a cada 100 metros. Depois esse material é umedecido e compactado para receber a capa asfáltica. Todo o processo não dura mais que uma hora.
Pelo método tradicional, que usa uma máquina para cada etapa — retirada, correção do solo, compactação e preparação da base —, seria necessário pelo menos meio dia de trabalho para preparar os mesmos 100 metros, para depois receber a capa asfáltica. As ruas recuperadas terão vida útil de 10 anos, período superior ao antipó, que dura apenas três anos.