Nesta sexta-feira (10/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) celebra no Memorial de Curitiba, das 9h às 17h, o Dia Mundial da Saúde Mental. Na capital paranaense, o evento terá uma programação com um mix de atrações, voltadas tanto para usuários da rede assistencial, profissionais de saúde e população em geral.
“O evento é uma oportunidade de dar visibilidade à importância do cuidado em saúde mental e de valorizar o trabalho das equipes que atuam diariamente nesse acolhimento em nossa rede”, afirma a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Atrações
Após a mesa de abertura, realizada às 10h, haverá apresentações culturais, com artistas, profissionais da saúde e com pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Curitiba, com corais como Ritmos da Loucura e Heavymente. A trupe do Nariz Solidário, conhecido pelas intervenções cênicas, também participa do evento.
Durante o dia, haverá realização de atividades físicas e exposição dos serviços da rede de atenção psicossocial, com apresentação das unidades de saúde, consultório na rua, ambulatórios, hospitais, unidade de estabilização psiquiátrica, Caps adulto e Caps infantil, Encantar e o Treinamento CST (da sigla em inglês para Caregiver Skills Training, ou Treinamento de Habilidades para Cuidadores de crianças com autismo).
Os participantes do evento também terão à disposição oficinas de práticas integrativas, como auriculoterapias, reiki e bolinhas antistress. Um simulador de vozes estará disponível para aqueles que quiserem entender um pouco mais sobre doenças mentais.
“É uma forma de sentimos o que alguns pacientes sentem, de nos colocarmos na pele do outro”, diz a coordenadora da saúde mental de Curitiba, Luciana Sydor.
O Dia Mundial da Saúde Mental em Curitiba também será marcado por palestras e discussões técnicas, sobre os desafios da atualidade na saúde mental; a tecnologia e o uso de telas; e o cuidado compartilhado na rede intersetorial.
O evento contará, ainda, com a apresentação “Arte, saúde mental e reticências: palhaçaria no Caps”, às 15h15. E a partir das 16h, o bloco Marginais encerra a programação cultural do evento (confira mais detalhes da programação abaixo).
Programação
Dia Mundial da Saúde Mental – Memorial de Curitiba
Palco externo
9h – Recepção
Inscrições no local para certificados
Voz e Violão
Nariz Solidário
10h – Mesa de Abertura com autoridades
10h45 às 16h – Apresentações culturais, musicais e esportivas
Ritmos da Loucura, Heavymente e convidados
Voz e Violão
Atividades físicas
16h – Encerramento: Bloco Marginais
Praça Iguaçu
10h às 15h – Exposição - Serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps)
Salão Himeji
10h às 15h - Práticas integrativas de saúde (auriculoterapia, reiki, bolinhas antiestresse) e simulador de ouvidor de vozes.
Teatro do Memorial – Seminário
11h - Mesa redonda - “Saúde Mental: desafios da atualidade”
13h - Tecnologia e uso de telas
14h - Rede intersetorial: cuidado compartilhado
15h15 - Arte, saúde mental e reticências: palhaçaria nos Caps