A Prefeitura de Curitiba está trabalhando em caráter emergencial para reconstruir uma caixa de ligação de grande porte da rede de microdenagem, na Avenida Winston Churchill, no Capão Raso. Para a execução dos trabalhos, o bloqueio, inicialmente previsto para durar quatro dias, precisará ser estendido por 30 dias.
A interdição acontece na altura do número 443, na esquina com a Rua Dr. Manoel Linhares de Lacerda, na pista lenta sentido Centro.
Erosão
Durante a sondagem realizada pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, foi identificada uma situação mais grave do que a prevista, um processo erosivo com cerca de sete metros de profundidade.
Diante do risco de colapso e da necessidade de garantir a segurança viária e estrutural, a equipe técnica optou pela demolição e reconstrução total da caixa da galeria pluvial.
“É um serviço emergencial e de alta complexidade, que não poderia ser adiado. Estamos trabalhando para restabelecer as condições da via com toda a segurança necessária, evitando danos maiores no futuro”, explica João Vidal, do Departamento de Pontes e Drenagem.
As ações de manutenção do sistema de drenagem da cidade integram o PRO Curitiba, o maior programa de investimentos da história da cidade, com R$ 6 bilhões destinados a obras e melhorias.
Rotas alternativas
Enquanto durarem as obras, os motoristas deverão utilizar rotas alternativas. A recomendação da Superintendência de Trânsito (Setran) é dar a volta na quadra e acessar a Rua Francisco Raitani (Rápida Capão Raso).
O local permanece devidamente sinalizado, com agentes da Setran orientando os condutores.
A execução dos trabalhos envolve retroescavadeira, caminhões e outras máquinas pesadas, o que torna indispensável a interdição total da pista lenta no trecho em obras.
A Prefeitura reforça que o bloqueio, embora traga impacto na rotina dos motoristas, é fundamental para a realização do serviço emergencial e para a manutenção da segurança da população. O trabalho em andamento é fundamental para restabelecer a segurança da galeria e da via, prevenindo riscos maiores de alagamentos e danos estruturais no futuro.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.