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Educação

Prefeitura amplia espaços de inclusão nas escolas com novas salas de recursos

A rede municipal de ensino está expandindo o atendimento de educação especial em inclusão, com a abertura de novas Salas de Recursos Multifuncionais. Curitiba, 17/03/2015 Foto: Luiz Costa/SMCS

A rede municipal de ensino está expandindo o atendimento de educação especial em inclusão, com a abertura de novas Salas de Recursos Multifuncionais. Serão abertas neste ano sete novas salas em escolas municipais para atender crianças e adolescentes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Com essa ampliação, serão 28 espaços como estes disponíveis na rede e 400 crianças atendidas de forma individualizada.

Em fevereiro deste ano, uma sala foi aberta na Escola Municipal Dona Pompília, no Tatuquara, e no ano passado houve ampliação de duas salas de recursos multifuncionais que passaram a atender em dois turnos, dobrando o número de estudantes contemplados.

Cada sala de recursos multifuncionais pode atender até 15 estudantes e aproximadamente 300 recebem atendimento no momento. Além das salas preparadas para este atendimento, a Prefeitura investe na contratação e formação de professores especializados em educação especial.

“Temos trabalhado fortemente na perspectiva de uma ampliação ainda maior de escolas com espaços e profissionais especializados para o atendimento das necessidades educacionais especiais e específicas de nossos estudantes”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

As salas de recursos multifuncionais integram uma das medidas da Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais (CANE) da Secretaria Municipal da Educação e garantem a realização das atividades especializadas, no período contrário ao da sala de aula, no ensino regular.

Os estudantes de inclusão estão inseridos em salas de aulas regulares durante um período, onde dividem tarefas e atividades com crianças de toda a escola. No período contrário ao das aulas recebem o atendimento individualizado. “No decorrer das atividades na sala de aula comum, o professor das salas multifuncionais vai identificando as barreiras que dificultam a participação do estudante no processo de aprendizagem e elabora recursos, estratégias e práticas pedagógicas personalizadas”, explica a gerente de apoio à inclusão, Claudia Percinoto.

O trabalho com acessibilidade exige tecnologia diferenciada, por isso as salas de recursos multifuncionais têm ao alcance dos estudantes, computadores, televisão interligada, impressora de alta funcionalidade e jogos específicos para cada dificuldade.

O diferencial da sala de recursos multifuncionais também está no tempo de dedicação do profissional para estudar e pesquisar a necessidade específica de cada deficiência.

“É este professor, a partir de um olhar criterioso que observa, por exemplo, que o estudante que usa cadeira de rodas precisa da acessibilidade arquitetônica para usar os diferentes espaços da escola, como o banheiro, por exemplo”, diz Cláudia.

Além do atendimento nestas salas de recursos, os professores fazem acompanhamento do estudante na sala de aula do ensino regular na unidade em que a criança está matriculada. Também é fundamental a parceria de trabalho com as famílias e com os profissionais da saúde que acontece por meio de reuniões.

O professor especializado em educação especial transforma atividades do cotidiano de crianças em momentos de promoção da autonomia, com acompanhamento do processo de aprendizagem. Esse atendimento é complementado com a parceria família, escola e atendimentos clínicos e terapêuticos prestados por profissionais como fisioterapeutas, médicos, e terapeutas ocupacionais, entre outros.

Estratégia

A Escola Municipal Enéas Faria, no Cajuru, é uma das unidades com sala de recursos multifuncionais. A partir das experiências vivenciadas com estudantes neste espaço, a professora Juliana Umada Fonseca ressalta a importância da parceria entre todos os envolvidos no processo da inclusão. “Nosso trabalho acontece em rede, com a união de todos os envolvidos no aprendizado na escola e na vida criança”, disse Juliane.

Nas salas de recursos multifuncionais, o acesso está em cada detalhe. São várias opções de jogos e equipamentos de tecnologia assistivas como lupas eletrônicas, programas educacionais, adaptações como mouse e teclado para computador, ponteiras para que a digitação e outros avanços que facilitam a acessibilidade e a aprendizagem.

O atendimento personalizado é aproveitado por Gabriela Vitória de Souza, de 11 anos. Ela estuda na Escola Municipal Durival de Britto e Silva, no Cajuru, mas uma vez por semana vai até a Escola Municipal Enéas Faria para receber atendimento na sala de recursos multifuncionais. Os jogos encantam a estudante que sabe que cada um deles, mais do que divertir, é fundamental para desenvolver habilidade para o aprendizado.

“Esses jogos foram feitos por nós”, conta Gabriela, orgulhosa por ter participado da confecção do jogo matemático, com a parceria da professora Juliana.

A implantação das salas de recursos multifuncionais atende ao programa federal Viver sem Limite, que investe em recursos e serviços de apoio à educação básica. O Município recebe equipamentos, mobiliários e recursos tecnológicos para a implantação das salas. O espaço físico, a contratação dos profissionais, manutenção dos equipamentos e compra de materiais é de responsabilidade do Município.