A senha utilizada pelos servidores da ativa da Prefeitura no RH 24 Horas, que permite acesso a todas as informações da vida funcional, e que depois é a mesma usada no site do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, o IPMC, quando o servidor se aposenta, precisa estar bem guardada. Esse cuidado simples dá mais segurança ao servidor, ao aposentado e também ao pensionista.
Mas quem usa o cartão qualidade ou possui empréstimos contratados pelo sistema Curitiba Consig precisa de mais duas senhas, que também têm que ser bem cuidadas. "Em todos os casos é possível recuperar a senha, mas isso dá trabalho ao aposentado ou ao pensionista que nos procura aqui no IPMC. É preciso que todos tenhamos cuidado com a senha para evitar as fraudes, especialmente no caso do Curitiba Consig, para os empréstimos consignados", declara a responsável pelo atendimento no IPMC, Daniélle Sass.
Para recuperar a senha do RH 24 Horas - no caso dos servidores da ativa - é necessário comparecer pessoalmente ao núcleo de RH da secretaria onde o servidor trabalha para fazer a nova.
Aposentado
Se o servidor estiver aposentado e o seu e-mail estiver atualizado, ele poderá recuperar a senha usando a internet. Clicando em "esqueci minha senha" no site do IPMC, o aposentado informará matrícula, CPF, data de nascimento e a entidade, ou seja, a secretaria na qual ele trabalhava quando estava na ativa.
"Quem se aposenta deve sempre escolher como entidade a sua secretaria da ativa. Já os pensionistas escolhem o IPMC no campo entidade", alerta Daniélle.
Se o e-mail estiver desatualizado, ele não terá como fazer nova senha pelo computador ou usando o celular. Neste caso, terá que ir até a sede do IPMC com seus documentos pessoais. O setor de atendimento do instituto irá zerar a senha antiga, gerar uma nova temporária e o aposentado faz nova senha com seis caracteres.
Empréstimo consignado
A senha do Curitiba Consig é diferente da usada no RH 24 horas e no site do IPMC. E quando ocorre a digitação incorreta da senha no sistema de consignação por três vezes seguidas ela é automaticamente bloqueada.
É possível recuperar o código formado por 8 caracteres (letras minúsculas e números), solicitando por e-mail através do link do sistema Curitiba Consig. O recurso pode ser usado por servidores da ativa, aposentados e pensionistas.
"Mas para isso é preciso ter um e-mail atualizado cadastrado no sistema do Curitiba Consig", observa o diretor do Departamento de Administração de Pessoal da Secretaria de Recursos Humanos, Hideto Yoshioka Junior, ao enfatizar que em todos os sistemas - RH 24 Horas, IPMC, Curitiba Consig e cartão qualidade - é necessário ter o e-mail atualizado.
Os servidores que se aposentam, caso tenham cadastrado o e-mail institucional da Prefeitura, precisam cadastrar um e-mail particular para que possam fazer atualização da senha. "Quando o servidor passa a ser aposentado, ele perde o e-mail corporativo e precisa fazer outro de uso pessoal", recomenda Daniélle.
Quem não conseguir recuperar a senha usando o e-mail tem que ir pessoalmente no núcleo de RH, no caso dos servidores da ativa, ou no IPMC, se for aposentado ou pensionista.
Cartão qualidade
Já no caso da senha do cartão qualidade, se o titular esquecer a senha, é necessário zerar o código antigo e cadastrar nova senha, também na central de atendimento, que funciona no Edifício Delta - Avenida João Gualberto, 623, térreo, torre A. O atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Mas se o servidor, aposentado ou pensionista precisar apenas alterar a senha isso pode ser feito na central de atendimento ou em um dos pontos onde existe a máquina leitora. São cerca de 400 pontos disponíveis em Curitiba, na região metropolitana e no litoral, em lojas, mercados e outros estabelecimentos. Para saber o endereço mais próximo para recadastrar a senha basta ligar para (41) 3074-6262, que funciona 24 horas.
O supervisor do cartão qualidade, Mario Tsukahara Junior, faz ainda um alerta aos titulares do cartão. "Por segurança, o cartão não deve ser cedido para terceiro, mesmo que seja pessoa da família", afirma. Ele destaca ainda que sempre que fizer suas compras, o titular deve lembrar de solicitar o cartão de volta. "O lojista não pode ficar com o cartão do cliente", completa.