A Prefeitura de Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento inauguraram na tarde desta quinta-feira (18) o Espaço Empreendedor Boa Vista. Localizado na Rua da Cidadania do Boa Vista, o espaço oferece aos empresários de micro e pequenas empresas e microeemprendedores individuais informações, orientações e capacitações.
A abertura teve a presença do prefeito Gustavo Fruet, que também formalizou a parceria da Agência Curitiba com a Caixa Crescer, que passa disponibilizar microcrédito produtivo orientado nos espaços empreendedores. Os micro e pequenos empresários terão acesso a crédito entre R$ 300 e R$ 15 mil, conforme avaliação cadastral.
Fruet lembrou que um dos maiores problemas apresentados pelas novas empresas é a alta taxa de mortalidade nos primeiros dois anos, sendo a principal causa a falta de crédito para o empreendedor. “Com a viabilidade do microcrédito estamos fechando um ciclo. Oferecemos informação, orientação, capacitação e agora crédito. Estamos somando esforços para fortalecer essa rede de geração de renda e emprego”, afirmou o Fruet. Ele lembrou também de todos as ações desenvolvidas pelo município como a Lei Geral da Microempresa e o Decreto de Compras Municipais que facilita a participação desse setor em licitações do Município.
Este é o terceiro Espaço implantado pela Agência Curitiba. O primeiro está funcionando na Rua da Cidadania do Pinheirinho e o segundo na Rua da Cidadania Fazendinha. Até a metade de 2015, todas as regionais terão escritórios como este.
Os Espaços Empreendedores e escritórios descentralizados da Agência Curitiba realizaram 37 mil atendimentos e capacitou mais de 2,3 mil empreendedores oferecendo sete cursos de aperfeiçoamento em todas as regionais da cidade.
“Estamos atuando cada vez mais de forma descentralizada. Até o final de janeiro iremos inaugurar o Espaço Empreendedor Santa Felicidade, em fevereiro o da CIC e em breve os da Rua da Cidadania Cajuru e Tatuquara”, disse a presidente da Agência Curitiba, Gina Paladino.
Nos locais, os empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais têm orientação para formalização de empresas, capacitação e acesso a serviços de consultoria, intermediação de crédito e busca tecnológica. O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR. A Prefeitura fornece a estrutura, os locais, os técnicos e os equipamentos de informática. O Sebrae é responsável pelas capacitações e consultoria.
Também estiveram presentes no evento o supervisor da Caixa Crescer, Emerson Rodrigues, o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Roberto Brunel Rodrigues, o Representante do Sebrae, José Ricardo Campos, o vereador Luis Felipe Braga Cortes, o administrador Regional Boa Vista, José Ribeiro, secretários municipais e demais administradores regionais.
Assista esta reportagem em vídeo Aqui.
0