Prefeitos e técnicos de vários municípios da Venezuela visitaram na manhã desta quarta-feira (25) o Centro Integrado de Informações Estratégicas da cidade, instalado no Instituto Curitiba de Informática (ICI).
A Sala de Situação e as soluções de tecnologia da informação desenvolvidas pelo ICI para a Prefeitura foram o tema de uma apresentação eletrônica em espanhol. O destaque foi a Central 156, principal porta de entrada do cidadão na Prefeitura.
O grupo, do qual fazem parte cinco prefeitos, é liderado pelo professor Cesar Dorta, diretor geral do Instituto Nacional de Formação e Previdência Social do Cidadão Organizado (Infopresco). A entidade foi criada há 15 anos para formação e capacitação de servidores públicos dos 335 municípios do país vizinho.
"Curitiba investe há muito tempo em tecnologia, o que coloca a cidade muito à frente da Venezuela", comentou Cesar Dorta. "Esta é uma das melhores cidades que conheço e não é referência só para nós, da América Latina, mas para todo o mundo." Segundo ele, em Curitiba o poder público busca aplicar a máxima criada pelo libertador Bolívar: "O melhor presente é dar a felicidade".
A delegação venezuelana chegou segunda-feira a Curitiba e ficará na cidade até sexta-feira. Nesta tarde os visitantes conheceram o sistema de transporte e amanhã visitarão programas habitacionais da Cohab. Um dos pontos já visitados pela comitiva - na segunda-feira (23) - foi o estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, programada para receber jogos da Copa do Mundo de 2014.