Prefeitos de municípios do litoral do Paraná visitaram, nesta terça-feira (27/1), a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) de Curitiba para conhecer as políticas públicas desenvolvidas pela capital no combate à insegurança alimentar. A agenda incluiu a apresentação de programas de referência nacional, como o Armazém da Família, além da estrutura logística da secretaria.
A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho. Durante o encontro, os gestores conheceram o Centro de Distribuição da SMSAN, a Fazenda Urbana do Cajuru e uma unidade do programa Armazém da Família, que garante acesso a alimentos de qualidade com preços acessíveis à população.
Atualmente, os Armazéns da Família atendem 353 mil famílias cadastradas em Curitiba, beneficiando cerca de um milhão de pessoas. Podem participar do programa famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Além disso, 163 entidades sociais e filantrópicas também são atendidas pela política pública.
Para o secretário Leverci Silveira Filho, a troca de experiências entre municípios fortalece as ações de segurança alimentar.
“Essa medida reforça nosso compromisso em oferecer alimentos de qualidade a preços acessíveis, permitindo que os curitibanos mantenham uma alimentação equilibrada sem comprometer as finanças domésticas”, destacou.
A reunião também teve como objetivo apresentar o programa que ampliou o raio de atuação do Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba (FAAC). A expansão é possibilitada pela modernização da lei do Fundo, aprovada em definitivo pela Câmara Municipal no dia 5 de novembro de 2025 e sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel.
A nova legislação amplia o raio de alcance do programa ao litoral paranaense e localidades até 200 quilômetros da capital. Antes era restrito a municípios da Região Metropolitana. A modernização também aumenta o alcance para idosos a partir de 60 anos, além dos beneficiários cadastrados que precisam ser maiores de 18 anos e ter renda familiar de até cinco salários mínimos.
A comitiva visitou a Central de Distribuição da SMSAN e uma loja modelo do Armazém da Família no Mercado Regional do Cajuru, com a intenção de replicar o programa nos municípios litorâneos”, completou o secretário Leverci Silveira Filho.
Os prefeitos de seis municípios do litoral paranaense, representados pela Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA), presidida pelo prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, participaram da agenda, acompanhados pelo deputado estadual Anibelli Neto e pelo secretário Governo Municipal, Marcelo Fachinello. A comitiva também se reuniu com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Participaram do encontro a vice-prefeita de Paranaguá, Fabiane Parro; o prefeito de Guaraqueçaba, Sandro da Saúde; a prefeita de Antonina, Rozane Osaki, além de outras autoridades de Guaratuba e Morretes, representantes municipais.