Texto: Maria Duarte/Secom
O planejamento, alinhamento de ações e integração de projetos entre os 29 municípios da Região Metropolitana - incluindo a capital do Estado - permitem a resolução mais rápida de desafios em comum e melhoram a qualidade de vida de toda população metropolitana, que soma R$ 3,7 milhões de pessoas.
Essas são as principais vantagens do trabalho integrado conduzido pela Prefeitura de Curitiba, segundo os próprios gestores públicos.
O prefeito da capital, Eduardo Pimentel, destaca que a união da RMC é uma prioridade. “Temos que atuar de mãos dadas, como uma cidade só”, afirma Pimentel.
Entre os exemplos de boas práticas de integração estão a criação do Comitê Integrado de Combate às Enchentes, com o desassoreamento do Rio Atuba, que beneficia Curitiba e Pinhais, além da integração no transporte coletivo. Em julho, o Terminal Tatuquara (sul da capital) ganhou uma integração metropolitana inédita com os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande.
A linha metropolitana I11-Araucária/Fazenda Rio Grande, que funciona desde 2022, passou a ter ponto de embarque e desembarque no terminal Tatuquara, atendendo a uma demanda da população pela conexão entre as três cidades. A integração beneficia 34 mil passageiros que utilizam diariamente o terminal. A novidade é fruto de uma parceria entre a Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).
Para o prefeito de Campo Magro, Rilton Boza, o Bozinha, esse trabalho conjunto fortalece as ações e aumenta o alcance dos benefícios para a população, gerando qualidade de vida. “Ações conjuntas no transporte e no turismo, por exemplo, reduzem o tempo de deslocamento dos passageiros, barateiam o custo com o transporte coletivo e fomentam as economias locais”, analisa Boza.
“Aqui em Campo Magro temos desafios comuns, como a ampliação das vagas em creches, o acolhimento aos migrantes, segurança pública, entre outros, e ao atuarmos de maneira alinhada e compartilhando soluções com outras cidades só temos a ganhar”, completa.
O prefeito de Almirante Tamandaré, Daniel Lovato, tem opinião semelhante. “Essa harmonia que a prefeitura da capital busca entre todos nós traz desenvolvimento, inovação, e quem ganha é a população”, pontua Lovato. Neste momento, Almirante Tamandaré tem como prioridades obras de pavimentação urbana e a duplicação da Rodovia dos Minérios, por onde transitam muitos trabalhadores todos os dias. A obra é do Governo do Estado mas tem o apoio de agentes da capital na sinalização do trânsito.
Segundo a prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo, de Pinhais, as reuniões periódicas que são realizadas entre os gestores dos municípios metropolitanos são muito produtivas.
“Esse diálogo constante nos fortalece, compartilhamos ideias e sabemos o que está acontecendo com cada um, assim fica mais fácil nos anteciparmos a problemas”, avalia Rosa.
O secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Thiago Bonagura, destaca o papel essencial do programa Curitiba Mais Integrada nesse processo. Lançado em março deste ano, o Curitiba Mais Integrada consolida uma relação ainda mais direta com os municípios metropolitanos para tratar a integração de maneira inteligente, com foco no desenvolvimento regional.
“O prefeito Eduardo Pimentel deixou claro que quer administrar Curitiba, sempre olhando para o entorno, buscando levar mais desenvolvimento para toda nossa região e, por isso o diálogo constante com os municípios é essencial”, destacou o secretário.
OUÇA AQUI
Thiago Bonagura, secretário da RMC
O programa inclui a realização de consultas sobre as principais demandas de cada município, o compartilhamento de serviços e experiências, apontamento de soluções integradas para combater os principais problemas, identificação das áreas de necessidade e interesse e oferecer cursos de capacitação por meio do Instituto Municipal de Administração Pública, entre outras ações.
Conquistas históricas
Ao longo dos seus quatro anos de atuação, a Secretaria para o Desenvolvimento da RMC já garantiu estímulo às cooperativas da agricultura familiar, com aumento dos percentuais de hortifrutigranjeiros de produtores metropolitanos na alimentação escolar de Curitiba e em programas sociais. Realizou ainda dezenas de ações do Programa de Extensão Universitária (ProEx), como o parque tecnológico da Lapa e um Centro de recuperação de vida silvestre em Contenda e concluiu o Plano de Desenvolvimento Regional, em parceria com o programa Paraná Produtivo do Governo do Estado, assegurando recursos no plano plurianual para 186 ações estratégicas de incentivo à agricultura e ao turismo.