Ir para o conteúdo
PRO Curitiba

Prefeito vistoria avanço dos serviços de contenção no Córrego Vila Formosa, no Fazendinha

Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado do secretário de Obras, Luiz Fernando Jamur, vistoria obras de contenção do Rio Vila Formosa, no Fazendinha. Curitiba, 05/12/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel vistoriou, nesta sexta-feira (5/12), o andamento dos serviços de recuperação da contenção da margem do Córrego Vila Formosa, na Rua Alfredo José Pinto, no bairro Fazendinha. A intervenção, realizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), integra o PRO Curitiba, maior programa de investimentos em infraestrutura da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões aplicados em pavimentação, drenagem e mobilidade urbana.

Os trabalhos entraram em sua etapa principal em novembro, com a demolição do muro de concreto que teve a base comprometida por erosão. No local, está sendo construída uma nova estrutura em gabião, solução baseada na natureza que utiliza caixas metálicas preenchidas com pedras, permitindo estabilização do solo e integração com a vegetação local. A contenção terá cerca de 100 metros quadrados e previsão de conclusão em até 45 dias, conforme condições climáticas.

Durante a vistoria, o prefeito destacou que o serviço reforça o compromisso da gestão com segurança e infraestrutura urbana.

“Estamos investindo onde a cidade mais precisa. Este é um serviço que evita riscos futuros, protege quem vive e circula por aqui e melhora a infraestrutura do bairro. Com o PRO Curitiba, estamos acelerando intervenções que trazem segurança, qualidade de vida e desenvolvimento para todas as regiões”, afirmou Eduardo Pimentel.

O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, acompanhou a vistoria e reforçou a importância dos trabalhos.

“Esses serviços de drenagem são essenciais para garantir a estabilidade das margens dos nossos córregos e preparar a cidade para enfrentar períodos de chuva com mais segurança. Trabalhamos de forma contínua para recuperar estruturas antigas e adotar soluções modernas, como o gabião, que trazem mais durabilidade e integração ambiental”, explicou Jamur.

Também participaram da vistoria o engenheiro do Departamento de Pontes e Drenagem, João Vidal Filho, responsável pelo projeto, e o administrador da Regional Portão, Rodrigo Reis.