O prefeito Rafael Greca recebeu na tarde desta segunda-feira (4/7) o novo Campeão Brasileiro Judô na categoria sub-18, Caio Isaías Roberto e seu irmão gêmeo Gabriel Costa Roberto atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba e que vem se destacando em competições nacionais e internacionais.
Caio e Gabriel iniciaram no judô aos 8 anos na Escola Municipal Tereza Matsumoto e depois treinaram no Centro da Juventude Eucaliptos. Atualmente, com o apoio do município, a dupla treina na Academia Judô Kussumoto, no bairro Xaxim.
No encontro com o prefeito, os atletas estavam acompanhados do seus pais, Edson Roberto e Silvana dos Santos Costa Roberto. Participaram também o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr; o diretor de Esporte da Smelj, Helton Stais; o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Guilherme Schlichta e o assessor do gabinete da Smelj, Carlos André Gusso.
Quatro vitórias
Em junho deste ano, Caio conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Sub-18 de Judô, que reuniu mais de 300 atletas de 26 estados brasileiros em dois dias de muitas lutas no ginásio do Tancredão, em Vitória, Espírito Santo. Essa foi a terceira e última etapa nacional a distribuir pontos no ranking brasileiro sub-18, que será usado como critério na convocação da Seleção Brasileira de Judô para o Mundial Cadete de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, ainda em 2022.
Para garantir o primeiro lugar, Caio venceu quatro adversários e somou pontos importantes no ranking conquistando seu lugar na seleção brasileira.
Capital do Judô
Em outubro, Curitiba será sede de dois campeonatos importantes, organizados pela Confederação Brasileira de Judô. Nos dias 13 e 14 de outubro, a cidade recebe a Seletiva Nacional de Judô e nos dias 15 e 16 o Campeonato Brasileiro sub-13 e sub-15.
BMX
Outro curitibano incentivado pela Prefeitura que vem conquistando pódios no Brasil é o atleta Matheus De Toffol da Luz (23 anos), praticante de Ciclismo BMX. No último domingo (3/7) ele se tornou Campeão Brasileiro de BMX Racing - Categoria 17 a 24 anos, ao vencer a etapa disputada em Londrina. Esse foi o terceiro título de Matheus campeonatos nacionais.
Matheus diz que com a inauguração de Pista de BMX em Curitiba, com o apoio da Smelj e da Associação de BMX Curitiba o ciclismo BMX tem crescido enormemente na Cidade de Curitiba.
“Graças a oportunidades como esta que a Prefeitura de Curitiba é possível alavancar ainda mais o nível de treinamento executado. O projeto me ajuda e viabiliza minha participação em competições emtodos os níveis e projeta o nome da cidade de Curitiba”, disse o campeão de BMX.
Incentivo ao esporte
O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura Municipal de Curitiba prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que são investidos diretamente em projetos esportivos. Desde a sua implantação em 2002, o Incentivo ao Esporte de Curitiba beneficia atletas, paratletas, profissionais em Educação Física no segmento Educação e entidades de diversas modalidades esportivas.
Atletas, Paratletas, profissionais em Educação Física no segmento Educação e Entidades esportivas sem fins lucrativos com residência fixa e comprovada no município de Curitiba podem solicitar recursos da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Os recursos são destinados a despesas com competições, viagens, alimentação, hospedagem e material esportivo.