O prefeito Eduardo Pimentel participou, nesta quarta-feira, (29/10), de uma nova etapa da capacitação para a Plataforma de Especialização em Dados (Data Track), promovida pela Bloomberg Harvard City Leadership Initiative.
Os consultores Matthew Cesnik e Rodrigo Iriani, do Bloomberg Center for Government Excellence da Universidade Johns Hopkins (GovEx), cumprem agenda em Curitiba para o detalhamento do projeto de verificação de dados e evidências na redução de emissão de poluentes no transporte coletivo de Curitiba. O tema faz parte da proposta de trabalho para o curso que o prefeito participa na instituição, juntamente com Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e por Rodolpho Feijó, chefe de relações internacionais de Curitiba.
Nos três dias de visita, além da agenda com o prefeito, os consultores estão aprofundando conhecimentos sobre o sistema integrado de transporte de Curitiba, com o apoio da equipe técnica do Ippuc.
Na terça-feira (28/10), eles estiveram na Praça Rui Barbosa para conhecer a integração temporal em operação desde de agosto, com 8,5 mil integrações realizadas até agora. Também há visitas previstas ao Centro de Operações da Urbs e na Estação Agrárias Prisma Solar.
Na quinta-feira (30/10), os trabalhos estarão concentrados na formatação dos pontos focais, métricas e objeto de estudo. Em colaboração com a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative, Curitiba está aprimorando sua habilidade de usar dados como uma linguagem comum para enfrentar os desafios mais urgentes.
Iniciativa
A Bloomberg Harvard City Leadership Initiative — um programa do Bloomberg Center for Cities da Universidade Harvard — é uma colaboração entre a Harvard Kennedy School, a Harvard Business School e a Bloomberg Philanthropies. Seu objetivo é capacitar prefeitos e altos funcionários municipais a enfrentar desafios complexos em suas cidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
O Bloomberg Center for Government Excellence da Universidade Johns Hopkins (GovEx) apoia líderes e suas equipes na construção de um setor público orientado por dados, que utiliza informações, pesquisas e análises para compreender questões complexas, envolver os moradores e implementar políticas que gerem resultados equitativos e transformem a qualidade de vida das populações vulneráveis.
A Plataforma de Especialização em Dados (Data Track) transforma a forma como os líderes abordam a resolução de problemas, tornando os dados a linguagem comum para lidar com as questões abordadas no programa.