Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Religiosidade

Prefeito Rafael Greca mantém tradição familiar e assiste missa dedicada a Santo Antônio

Prefeito Rafael Greca, com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, participa da missa de Santo Antônio, na Paróquia Bom Jesus dos Perdões. Curitiba, 13/06/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Terminou nesta quinta-feira (13/6) a 30ª Festa de Santo Antônio, evento anualmente realizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, em frente à Praça Rui Barbosa, no Centro. No início da noite, o prefeito Rafael Greca e seu vice, Eduardo Pimentel, compareceram à quinta das seis missas rezadas durante o dia dedicado ao santo e que foi celebrada pelo Frei Joaquim Antônio Pinto. 

“Estou aqui recordando o que faço todos os anos, desde guri, quando era trazido pela mão da minha mãe. Faço parte de uma família devota de Santo Antônio e só tenho a agradecer. Sou muito agradecido a ele pela nossa vida, minha e da minha Margarita, e pelo trabalho que estou podendo entregar para Curitiba”, disse Greca, com a voz embargada pela emoção despertada com a lembrança familiar. A primeira-dama, Margarita Sansone, não pôde comparecer ao evento.

Santo

Convidado pelo celebrante, o prefeito também recitou o Responsório de Santo Antônio - uma longa oração que exalta o poder do religioso que nasceu em Portugal com o nome de Fernando, viajou até o Oriente e encontrou São Francisco na atual Itália. “Antônio é o santo que consegue ver a pessoa que existe sob as imperfeições e singularidades humanas, que se interessa pela fragilidade humana. É o nosso amigo”, definiu Frei Joaquim.

Nascido em Lisboa, a capital portuguesa, Santo Antônio viveu na Idade Média. Tornou-se Doutor da Igreja Católica e teria vivido no máximo 40 anos. Também se destacou como teólogo e orador. Morreu em Pádua, na Itália, em 1231.

Números

Se a missa praticamente lotou a igreja, na festa o público também era grande. “Só hoje (quinta-feira), estimamos que já tenham passado por aqui umas 10 mil pessoas e vendidos 12 mil pedaços de bolo”, disse o pároco local, José Idair Ferreira Augusto.Ele contou também que, para as missas oficiadas nas duas semanas de evento, foram preparados 60 mil pãezinhos. Enquanto os doces podiam ser comprados nas barracas da quermesse organizada na parte externa da igreja, cestos com o alimento eram benzidos ao final das missas e distribuídos ao público. 

A 30ª Festa de Santo Antônio também ficará marcada por outro motivo especial: o ano do centenário do órgão que veio da empresa alemã Speith para a igreja, erquida durante a gestão de um religioso alemão e com características arquitetônicas também alemãs. "Mas o padroeiro é português", observou o prefeito.

Também compareceram à celebração o vereador Oscalino do Povo e a administradora regional da Matriz, Bruna Novack.