O prefeito Rafael Greca pediu tranquilidade à população, após a confirmação dos cinco primeiros casos do novo coronavírus em Curitiba, nesta quinta-feira (12/3). Greca também sugeriu que a população siga as orientações de proteção contra o vírus amplamente divulgadas pelas secretarias municipal e estadual da Saúde.
“Não deve haver pânico, vocês não estão sós. Nossa Prefeitura, o Governo do Paraná e o Ministério da Saúde estão preparando todas as condições para que a atual perspectiva seja superada”, disse o prefeito.
“Eu determinei que a Prefeitura de Curitiba adote um conjunto de medidas e crie um protocolo de procedimentos. É nossa ideia que a cidade supere o problema com a serenidade que a boa saúde exige”, afirmou Greca.
Nesta quinta-feira (12/3), a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, lembraram que todos podem ajudar, não divulgando fake news e adotando medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência e utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
Todas as informações estão disponíveis no site www.saude.curitiba.pr.gov.br, no banner “Coronavírus, vamos falar sobre”. As dúvidas sobre sintomas e onde buscar ajuda podem ser esclarecidas pelo telefone do Samu, o 192, disponibilizado para esta finalidade.
Curitiba preparada
Em janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde convocou o Comitê Municipal de Resposta às Emergências em Saúde Pública para apresentar o plano de trabalho de Curitiba para a prevenção, controle e condução dos possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.
Além do comitê, foram realizados treinamentos e capacitações para mais de mil profissionais de saúde da rede pública e privada. Eles receberam informações sobre a nova doença, fluxos de atendimento e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Nesta quarta-feira (11/3), a SMS lançou um Centro de Operações de Emergência (COE), com a participação das secretarias municipais do Governo, do Meio Ambiente, da Educação, Defesa Social e Trânsito, do Urbanismo, Esporte, Lazer e Juventude, da Comunicação Social, Instituto Municipal de Turismo, FAS, Urbs e Procuradoria-Geral do Município.