A 55ª edição da Festa da Uva, de Santa Felicidade, teve início na noite de sexta-feira (1) no Bosque São Cristovão, com a participação do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. O evento, organizado pelos próprios moradores do bairro Italiano, será realizado até domingo (3) e a expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pela festa.
Gustavo Fruet esteve presente na solenidade de abertura e revelou que é um frequentador assíduo da festa. Neste ano, porém, considerou a visita especial. “Participo da festividade há mais de 40 anos e, para mim, foi sempre motivo de muita honra e orgulho. Mas hoje completo um mês à frente da administração municipal e tenho o privilégio de participar da Festa da Uva pela primeira vez como prefeito”, afirmou.
Fruet ressaltou que a presença dele no evento significa muito mais do que o carinho que tem pela comunidade italiana. Representa o compromisso e a responsabilidade da gestão com o bairro de Santa Felicidade. “Vou dedicar todo esforço e da minha equipe para melhorar esta comunidade e este bairro e, assim, orgulhar cada vez mais a cidade de Curitiba para o Paraná e para o Brasil”, afirmou.
A festa da colônia italiana tem diversas atrações, como apresentações de grupos folclóricos, bandas tocando tradicionais músicas italianas, além de várias barraquinhas comercializando comidas típicas e salgados. Uva, geleias e vinho, obviamente, não podem faltar.
Tradição
A Festa da Uva nasceu a partir da reunião de famílias de imigrantes italianos e, por isso, para a comunidade de Santa Felicidade representa a manutenção de uma tradição. “São 55 anos de festas e procuramos preservar tudo isso. Uma cultura tão bonita”, afirmou José Carlos Casagrande, que integra a comissão organizadora.
Os números do evento também impressionam. De acordo com Casagrande, a previsão de consumo durante os três dias de festividades é de 5,5 mil quilos de frango, 5 mil quilos de polenta, 4 mil quilos de risoto, 4 mil quilos de macarrão além de muito churrasco e salada. Ainda conta com a ajuda de 350 voluntários, que dão o apoio necessário para o sucesso do evento.
Troca
Em meio à realização da festa da comunidade italiana, neste sábado (2), o padre Cláudio Ambrósio assume como novo pároco de Santa Felicidade. “Estou chegando e estou muito feliz. Santa Felicidade é um bairro tipicamente italiano e para nós é importante que as comunidades mantenham suas tradições culturais de origem. A nossa paróquia fomenta muito essa festa porque ela passa para as novas gerações a riqueza da cultura italiana”, explicou.
Serviço
55ª Festa da Uva
Dias: 1, 2 e 3 de fevereiro de 2013
Local: Bosque São Cristovão- Santa Felicidade
Entrada: R$ 4