O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) promoveu a primeira edição do Prêmio de Práticas Inovadoras em Educação, para premiar as instituições de ensino que se destacaram por boas práticas e inovação no ensino. O prefeito Gustavo Fruet participou do evento de premiação, na noite desta sexta-feira (13), e fez a entrega de troféus a instituições vencedoras.
O prêmio às escolas participantes associadas ao Sinepe que enviaram projetos foi dividido em quatro categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio Regular e Ensino Técnico Profissionalizante, Educação Superior e Cursos Livres. “Mais do que nunca precisamos de referências para buscar legitimar esse trabalho que é desafiador. A educação é um desafio da humanidade, educação custa caro, sustentabilidade custa caro”, afirmou o prefeito. Fruet destacou ainda que a Educação e a Saúde do município vão receber investimentos equivalentes ao custo de 30 pontes estaiadas.
O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, que também participou da cerimônia, disse que “a educação é que vai fazer o Brasil sair da crise”. “A crise passa, nós continuamos, temos que superar os desafios sejam econômicos, éticos ou sociais.”
O presidente do Sinepe, Jacir Venturi, disse em seu discurso que a inovação e a sustentabilidade não são suficientes. Para Venturi, a defesa da inclusão e da humanidade também são fundamentais e citou uma expressão de Dalai Lama: “Ajudar aos semelhantes nos traz sorte, amigos e alegria”.
O evento contou ainda com a participação do secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, de vereadores e de outras autoridades.