Com sessões exclusivas para funcionários e convidados, o Cine Passeio foi o cenário da estreia do documentário Ippuc - A Bússola de Curitiba. O lançamento foi acompanhado pelo prefeito Eduardo Pimentel.
“Nós temos o desafio de manter o legado do Ippuc, sua dinâmica de inovação permanente, no permanente cuidado com a cidade, que gera soluções urbanas que tanto nos orgulha”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
Produzido para marcar os 60 anos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o filme percorre a trajetória do instituto desde a criação pelo prefeito Ivo Arzua, em 1965. Por meio de depoimentos dos fundadores e urbanistas que participaram dos primeiros projetos urbanos que tornaram a capital referência de qualidade de vida até hoje, é possível entender como foi o processo de criação da identidade curitibana e da paisagem urbana.
“Conta muito sobre quem somos e sobre a nossa história e traz eventos que dão base pra gente continuar caminhando nesse ritmo. A nossa cidade espera por isso”, disse Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.
Os depoimentos resgatam histórias e curiosidades da elaboração do primeiro plano diretor da cidade, além de reverenciar personalidades como as engenheiras Dulcia Auriquione Franchete Rischbieter e a arquiteta Eleonora Beltrão, figuras femininas que estiveram junto com as primeiras equipes técnicas do Ippuc, que reuniram nomes como Abraão Saad, Luiz Forte Neto e Jaime Lerner.
O sistema trinário de mobilidade da cidade, a Rede Integrada de Transporte (RIT), os parque alagáveis, a escolha do lugar da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) são algumas das histórias relembradas no documentário.
Em 1h10, o espectador conhece as personalidades e as estratégias que foram usadas para formar a cidade, como o Teatro Paiol, a Rua das Flores, e tantos outros projetos icônicos que estabeleceram Curitiba como referência de planejamento urbano dentro e fora do país.
Dirigido por Eduardo Queiroz Mendes, da Kino Produções, o filme estará disponível no canal da Prefeitura no YouTube. O conteúdo é material de referência e consulta para outros institutos de planejamento e para cursos de arquitetura e urbanismo, além de ser um registro histórico que preserva a memória e celebra o legado do Ippuc.