Os 70 anos da Tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial foram lembrados em cerimônia, na manhã desta segunda-feira (23), na Praça do Expedicionário. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou da cerimônia, que também teve a presença de familiares de ex-combatentes do Exército brasileiro, representantes da Marinha, Aeronáutica, Policia Militar e autoridades.
A Batalha de Monte Castelo, travada entre as tropas aliadas e as forças do exército alemão, perdurou por três meses, período em que inúmeras baixas foram registradas. Cerca de 25 mil soldados vivenciaram os combates na Itália. A tomada se deu em 21 de fevereiro de 1945, com o hasteamento da Bandeira do Brasil no alto do Monte Castelo.
Fruet foi convidado para hastear a bandeira do Paraná durante a execução do Hino Nacional. “Os expedicionários são motivo de orgulho para o povo brasileiro. Triste o país que não reconhece sua História e não faz reverência a estes combatentes que tiveram uma contribuição notável. Curitiba tem o privilégio de comemorar este momento com um gesto que perpetua a valorização e o compromisso dos expedicionários”, disse o prefeito.
A presidente da Legião no Paraná dos Expedicionários, Valderez Archegas Ferreira, destaca a importância desta reverência. “Preservar a memória e dar continuidade, ajudando a contar a história dos expedicionários, é uma forma de não se deixar cair no esquecimento o que estes soldados protagonizaram nos combates na Europa”, disse Valderez. Ela ainda convida a população a visitar no museu uma exposição de fotografias inéditas sobre a Segunda Grande Guerra.
“Monte Castelo foi uma batalha diferenciada que caracterizou a persistência, a coragem, a vontade, a bravura destes expedicionários que tomaram o Monte e conquistaram seus objetivos e são reconhecidos pelas Forças Armadas “, disse o General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, comandante geral da 5ª Divisão do Exército dos estados do Paraná e Santa Catarina.
Museu do Expedicionário
Endreço: Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário) – Alto da XV.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Sábado e domingo, das 13h às 17h
Entrada gratuita