O prefeito Eduardo Pimentel lança nesta quinta-feira feira (15/1), às 9h, no Memorial de Curitiba, a campanha educativa de trânsito A Moto Mais Mortal do Mundo. A campanha busca conscientizar sobre os riscos nas ruas, estimular comportamentos seguros e reforçar a importância da prevenção para a redução de feridos e mortes, especialmente entre motociclistas — um dos grupos mais vulneráveis no trânsito.
O nome da campanha (A Moto mais Mortal do Mundo) será explicado durante o lançamento.
Números
Dados do Comitê de Dados do Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelas secretarias de Defesa Social e Trânsito e da Saúde, indicam que 66 motociclistas morreram em acidentes de trânsito em 2024. Em 2025, foram 91 motociclistas, um aumento de aproximadamente 38% em relação ao ano anterior (os dados ainda são preliminares e estão em processo de validação nas reuniões do PVT).
Com base nos registros do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombeiros, em 2024 Curitiba registrou 5.597 vítimas em acidentes com motocicletas: 2.221 tiveram ferimentos leves, 3.116 sofreram ferimentos graves sem risco à vida e 234 apresentaram ferimentos graves com risco à vida. Em 2025, com dados consolidados até 18 de dezembro, foram 5.274 vítimas. Apesar da redução no número de acidentes, houve aumento na gravidade dos casos, com os ferimentos graves com risco à vida passando de 234 para 266.
Durante o lançamento, serão apresentados os dados, ações educativas e materiais da campanha, que integra as atividades da Escola Pública de Trânsito, em parceria com a Secretaria da Comunicação Social.
Aviso de pauta
Lançamento da campanha A Moto Mais Mortal do Mundo
Data: quinta-feira (15/1)
Horário: 9h
Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)