As obras de reestruturação da Avenida Manoel Ribas foram, na manhã desta quarta-feira (4/7), quatro meses antes do prazo previsto. Esta é a segunda maior obra viária de Curitiba nesta gestão, tendo menor porte apenas que a Linha Verde. A revitalização compreendeu um trecho de 3,2 quilômetros, passando pelos bairros Santa Felicidade e Buitiatuvinha. Principal ligação da região de Santa Felicidade, a Manoel Ribas é também uma via de ligação metropolitana.
Diante de autoridades, da comunidade e de crianças do 5º ano da Escola Municipal João Stival, o prefeito Rafael Greca agradeceu à equipe da prefeitura pela conclusão dos trabalhos em 15 meses.
"Foram quatro meses antes do prazo previsto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O dinheiro existia no BID, banco onde fomos buscar recursos por anos na prefeitura", disse Greca.
"Agradeço a parceria que me deu mais de R$ 6 milhões para a obra, coloquei quase R$ 7 milhões da fazenda municipal e emprestamos R$ 7 milhões do Banco Interamericano. Com isso fizemos os R$ 20 milhões da obra", disse o prefeito, destacando ainda o custo mais baixo que permitiu realizar também a pavimentação de uma rua em frente à Praça Vêneto, revitalizada pela Secretaria do Meio Ambiente. A praça recebeu uma miniarena construída com recursos do Governo do Estado.
Ligação metropolitana
"Tenho grande alegria de entregar a Manoel Ribas revitalizada. São 3.200 metros entre a Rua Madre Clélia Merloni e o acesso à Estrada do Cerne, que leva à Ouro Fino, a Bateias e a Londrina, no norte do Paraná. É uma ligação metropolitana. Por aqui passou toda a riqueza que ergueu o Paraná do século 20. É rua pra ninguém botar defeito. Vamos investir cada vez mais nas ligações metropolitanas", disse o prefeito.
Durante a cerimônia foi assinado convênio para a liberação Viaduto do Orleans. A obra sobre a BR-277 é a principal ligação viária entre os bairros de Santa Felicidade, São Braz e Órleans, pela Avenida Toaldo Túlio, ao Campo Comprido, pela Rua João Falarz.
Na Manoel Ribas
A intervenção na Manoel Ribas desde a Rua Madre Clélia Merloni até o Contorno Norte (PR-418) incluiu obras de drenagem para melhorar o sistema existente, novo pavimento com asfalto de qualidade, adequado às características da via, calçadas com rampas de acesso, ciclofaixa, nova iluminação, paisagismo, cerca de 300 vagas de estacionamento conforme as características da via, para atender a demanda da região. O projeto de restruturação da avenida foi contratado pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).
Pelo trecho revitalizado passam cinco linhas de ônibus: José Culpi, Passaúna, madrugueiro Santa Felicidade e, aos domingos, Passaúna/Jd.Ipê e José Culpi/Veneza. O tráfego da via é intenso, com mais de 23 mil veículos por dia.