O prefeito em exercício e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, participou, nesta terça-feira (30/9), da inauguração do novo Centro de Imagem do Hospital São Vicente Curitiba, entidade que compõe a rede de prestadores de serviços do SUS Curitibano. Ao todo são realizados mais de 4 mil exames por mês para usuários do SUS no local reformado.
“Em nome do prefeito Eduardo Pimentel, eu trago um agradecimento de Curitiba a todos os envolvidos nesse projeto porque ele é uma realização de uma entrega de qualidade, de tecnologia de ponta, para a nossa população. Curitiba tem sempre a pretensão de estar na vanguarda e oferecer aquilo que há de melhor. E, na nossa gestão, a gente brinca, essa tem que ser uma obsessão”, afirmou Martins.
Anexo ao hospital, o novo Centro de Imagem recebeu investimentos na ordem de R$ 15 milhões entre obras e novos equipamentos, com recursos oriundos do governo estadual, governo federal e parcerias.
Entre as principais aquisições, estão um novo tomógrafo que permite exames em 3D, mais rápidos, seguros e com menos dose de radiação; uma nova ressonância magnética que favorece adaptações ao corpo do paciente e uma nova sala da hemodinâmica com equipamentos que permitem imagem em alta definição e baixa dose de radiação, integrada a sistemas inteligentes de navegação em tempo real.
Com as inovações, o novo Centro de Imagem oferecerá exames mais rápidos, precisos e com melhor experiência para os pacientes, elevando o padrão assistencial. A nova estrutura reúne, ainda, outros equipamentos de última geração, como mamografia digital, ecografia e raio-X.
“É com muita felicidade que a gente prestigia este evento de inauguração deste local que vai atender também o SUS, os privados, enfim, ajudar a enfrentar esse grande desafio que é o oferecimento do serviço de saúde para a nossa população. Eu costumo dizer que o SUS tem um grande dilema: quanto mais ele melhora, mais ganha ‘clientes’ e fica mais caro. Mas a gente enfrenta esse dilema com muito amor, porque sabemos da sua essencialidade”, afirmou o prefeito em exercício.
“A nossa missão é cuidar da vida das pessoas. Sua vida, nossa prioridade! Para nós o mais importante é que estamos oferecendo um melhor serviço para quem procura. Essa é a ideia”, observou o diretor geral do Hospital São Vicente, Charles London, em seu discurso.
Presenças
Participaram do evento também o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Alexandre Curi; a diretora de atenção especializada da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Viviane Gubert; a deputada estadual e vice-presidente da Comissão de Saúde da Alep, Márcia Huçulak; o presidente do Conselho Curador da Fundação de Estudos das Doenças do Fígado (Funef), Giovanni Loddo; o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley; o diretor presidente do Detran-PR, Santin Roveda; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Cláudio Stabile; a diretora-financeira do Hospital São Vicente, Márcia Schneider; a diretora técnica do Hospital São Vicente, Cecília Vasconcelos; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Marina Bueno; o prefeito em exercício de Colombo, Paulo Coradin; e a vereadora de Curitiba Rafaela Lupion.