O prefeito Eduardo Pimentel recebeu, nesta segunda-feira (17/11), em seu gabinete, uma comitiva da Catalunha (Espanha) e da Fundação Araucária. O objetivo foi de estreitar relações com o intuito da criação de um cluster Paraná de Ciências da Vida e da Saúde.
O cluster tem como missão explorar oportunidades de colaboração estratégica entre o Paraná e a Catalunha nas áreas de inovação em saúde, pesquisa biomédica, biotecnologia e medicina traslacional (campo interdisciplinar que atua como uma ponte entre a pesquisa básica em laboratório e a prática clínica).
“Nós temos 1,8 milhão de habitantes. Com a região metropolitana, são 3,5 milhões. E 40% do nosso atendimento em Curitiba são pessoas que moram na região de Curitiba. Nosso investimento é muito alto no atendimento à saúde. O que nos ajuda é buscar a inovação e a tecnologia para o investimento em saúde. Que com a vinda de vocês comecemos a avaliar possibilidades de parcerias na inovação e na tecnologia da saúde”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
“Nós agora estamos recebendo os frutos de visionários e visionárias que pensaram que valia a pena apostar por isso. No terreno econômico, cada euro que se investe em um polo de saúde pode formar até 6 euros de benefício. É um benefício para todo mundo”, comentou, durante o encontro, Rafael Navajo Garrido, do Hospital Veterinário Vall D’Hebron de Barcelona.
A missão da Catalunha contou, ainda, com o pesquisador da Universidade Pompeu Fabra, Francesc Calafell; e as professoras da Universidade de Barcelona, Maria Neus Carbó Carbó e Maria Esther Esteban Tormé.
Acompanharam o prefeito na reunião a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak; o presidente da Agência Curitiba de Inovação, Dario Paixão; e o chefe das Relações Internacionais e Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.
Também estiveram presentes, representando a Fundação Araucária, o presidente Ramiro Wahrhaftig; a assessora de projetos estratégicos internacionais, Eliane Segatti Rios; e a pesquisadora Top Manager, Vanete Thomaz Soccol.
“Para novas ideias, novas tecnologias, toda a nossa equipe está à disposição durante a semana e depois para aprofundar as relações. Contem conosco”, finalizou o prefeito.
Encontro de Mobilização
Curitiba sedia o I Encontro de Mobilização para a criação do Cluster Paraná de Ciências da Vida e da Saúde, nos dias 17 de novembro, das 14h às 17h; e no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, na sala Cascavel, na Fiep-PR.
A secretária municipal da saúde, Tatiane Filipak, acompanhará o grupo de cientistas e pesquisadores espanhóis que atuam nas áreas de saúde e da genética humana, que estão na missão promovida pela Fundação Araucária, agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Paraná, em parceria com a Biocat, organização responsável por coordenar e impulsionar o ecossistema de saúde e ciências da vida da Catalunha.