Nesta quarta-feira (20/8), a Cia. de Cimento Itambé inaugurou um novo forno em sua unidade fabril de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento de R$ 500 milhões marca uma nova etapa no setor cimenteiro do Paraná, ampliando em 120% a capacidade de produção de clínquer, insumo essencial para o cimento, e reforçando o compromisso da empresa com inovação e sustentabilidade.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, prestigiou o evento e destacou a relevância do empreendimento para toda a região metropolitana.
“A geração de emprego e renda é nas três cidades: Curitiba, Balsa Nova e Campo Largo. Nós somos uma cidade metropolitana e pensamos como tal, no turismo, na saúde, educação, no transporte coletivo e também na geração de emprego e renda. Essa empresa tem usado capital próprio paranaense e investe aqui, gerando mais de 1.200 empregos diretos na nossa região”, afirmou o prefeito.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior também participou do lançamento e ressaltou o bom momento vivido pelo Estado em diferentes setores, como economia, infraestrutura e empregabilidade. “O segredo para o sucesso é simples: não atrapalhar quem produz. O maior legado que temos buscado deixar é criar um ambiente de tranquilidade para quem quer produzir, gerar emprego e investir”, disse o governador, elogiando o aporte realizado pela empresa.
Tecnologia e sustentabilidade
O novo forno da Itambé incorpora tecnologia alemã de ponta e automação total dos processos industriais, elevando a eficiência produtiva e a segurança operacional. A estrutura permitirá uma produção adicional de 600 mil toneladas de cimento por ano, volume suficiente para erguer 120 mil casas populares de 50 m² ou pavimentar 850 km de estradas em concreto.
O forno foi projetado para substituir até 50% dos combustíveis fósseis por fontes renováveis, como biomassa e resíduos industriais, o que deve reduzir significativamente as emissões de CO2. A iniciativa integra a estratégia de sustentabilidade da empresa, que já destina anualmente cerca de 168 mil toneladas de resíduos industriais por meio de coprocessamento, em parceria com a Rio Bonito Soluções Ambientais.
Impacto econômico e social
Durante os dois anos de construção do novo equipamento, cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos foram gerados. Agora, com a planta em operação, a Itambé reforça sua posição como uma das principais fornecedoras de cimento da Região Sul, com capacidade total de 3 milhões de toneladas por ano.
O diretor-superintendente da companhia, Alexander Capela Andras, destacou a relevância estratégica do projeto: “Com o novo equipamento, reforçamos nosso compromisso com o abastecimento regional, a inovação industrial e a sustentabilidade. Este forno representa mais do que um avanço tecnológico. Reflete nosso propósito de crescer com responsabilidade, inovando com respeito ao meio ambiente e mantendo o compromisso com o Estado”.
Meio século de história no Paraná
Fundada em 1968 por empresários locais e com o primeiro saco de cimento expedido em 1976, a Itambé mantém sua matriz de decisões e investimentos no Paraná, com sede em Balsa Nova, a 32 km de Curitiba. A empresa conta com 1.200 colaboradores diretos e é considerada referência nacional em qualidade e eficiência no setor.
Presenças
Também participaram do evento o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o presidente do Conselho de Administração da Cimento Itambé, Claudio Gomes Slaviero; o presidente da Copel, Daniel Slaviero; os prefeitos de Balsa Nova, Clever Aparecido Poletto, e de Campo Largo, Mauricio Rivabem.