Ir para o conteúdo
banner

Acervo histórico

Prefeito Eduardo Pimentel participa do lançamento do Projeto Memória Paraná, no MON

Eduardo Pimentel prestigia o lançamento do Projeto Memória Paraná, que reune acervo da Gazeta do Povo para consulta digital. Curitiba, 17/12/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou do lançamento do Projeto Memória Paraná, que aconteceu nesta quarta-feira (17/12), no Auditório Poty Lazzarotto, localizado no Museu Oscar Niemeyer.

O Projeto Memória Paraná é uma iniciativa que disponibiliza cerca de 600 mil páginas do jornal Gazeta do Povo, desde 1919, o ano de fundação do periódico, até 2017, quando o veículo migrou para o meio digital. Este conteúdo estará acessível em ambiente digital, com ferramentas de pesquisa e servirá aos pesquisadores e cidadãos interessados na história do Paraná. O arquivo digital está disponível ao público pelo link.

Eduardo Pimentel falou da importância do projeto e da alegria de estar neste lançamento ao lado de seu avô, o ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel.

“O Paraná foi aberto por pessoas que estão nas páginas resgatadas, que serão apresentadas a partir de hoje, e que a gente aprenda nestes acervos a construir o melhor caminho para o futuro da nossa cidade e do Paraná”, disse o prefeito.

A diretora geral da Gazeta do Povo, Ana Amélia Cunha Pereira, ressaltou que o projeto está embasado no ideal de que o conhecimento é um direito de todos “O projeto Memória Paraná é mais que uma simples digitalização de documentos. É uma porta que se abre para um oceano de histórias. Imaginem, o poder de acessar 600 mil páginas que marcam a jornada do nosso estado, as lutas, as conquistas, os anseios das vitórias que moldaram quem somos,” falou a diretora.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, também esteve presente ao evento e elogiou a iniciativa. “É a manutenção da memória da história do nosso Estado. O trabalho feito pela Gazeta do Povo deixou uma série de legados. Primeiro, a história preservada de forma digital para toda a sociedade do Paraná e do Brasil utilizar quando necessário. Segundo, garante a preservação do nosso passado, da nossa história, mas, mais do que isso, norteia o nosso futuro. Porque é por meio da experiência do passado que conseguimos planejar o futuro, onde queremos chegar”, declarou o governador.

Como parte deste lançamento, ocorreu a Mesa Redonda Arquivo Vivo - História que Orienta o Agora, sobre a importância da preservação da memória e de acervos históricos em tempos digitais, de informações voláteis apresentadas de modo acelerado. Deste debate participaram o historiador e imortal da Academia Brasileira de Letras, Jorge Caldeira; o diretor de Jornalismo da Gazeta do Povo, Ewandro Schenkel; o diretor da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Gastão Mesquita; a coordenadora geral do projeto Memória Paraná, Assahi Pereira Lima; Ana Amélia Cunha Pereira e o presidente executivo do Grupo Paranaense de Comunicação, Guilherme Cunha Pereira.

Presenças

Estiveram presentes ao evento o secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa; a secretária estadual de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; o secretário estadual de Comunicação, Cléber Mata; o ex-governador do Paraná, Mário Pereira; e o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira.