Na manhã deste sábado (8/11), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou da abertura do Congresso Internacional da Felicidade, no Centro de Eventos do Parque Barigui. Realizado neste fim de semana (8 e 9/11), o evento chega à 8ª edição como o maior da América Latina dedicado ao tema. Em sua fala, Pimentel destacou o compromisso da gestão municipal com a promoção da felicidade e do bem-estar da população curitibana.
“Enquanto eu for prefeito, o Congresso da Felicidade terá o nosso apoio. Acredito na ciência da felicidade e, junto ao organizador Gustavo Arns, implantamos um curso de capacitação voltado aos servidores, com base nesses princípios. Curitiba acredita que a felicidade melhora a qualidade de vida e, com o trabalho dos nossos servidores, vamos continuar fortalecendo essa cultura na cidade”, afirmou o prefeito.
Com um público de cerca de 2.500 pessoas, o Congresso Internacional da Felicidade reúne grandes nomes da arte, cultura, ciência, filosofia e espiritualidade em apresentações e palestras com o objetivo de compartilhar ideias e práticas transformadoras. O evento começou neste sábado com uma palestra do psicólogo e escritor best-seller Rossandro Klinjey.
O criador e organizador do evento, Gustavo Arns, destacou como a criação de políticas públicas é fundamental para a transformação social necessária à construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
“O apoio da Prefeitura e do prefeito Eduardo Pimentel é fundamental para fortalecer a felicidade coletiva. Desde 2016, ele acompanha o evento e agora contribui para ampliar essa visão de que a verdadeira felicidade depende da construção de uma sociedade mais justa, colaborativa e inclusiva. Essa transformação também passa pelas políticas públicas”, destacou Gustavo Arns.
8° Congresso
Entre os palestrantes mais conhecidos estão o historiador Leandro Karnal, a filósofa Monja Cohen, o psicólogo especialista em psicologia positiva Tal Ben-Shahar.
Para a participante e psicóloga Elizandra Halama, moradora de Curitiba, o evento é uma oportunidade imperdível de se aprofundar em um tema tão importante para sua profissão. “Participei dos últimos quatro congressos, gosto muito do movimento e da energia. Acho legal também que é perto de casa e movimenta a cidade. Muito bom termos esse espaço que comporta um evento desse tamanho”, contou Elizandra.
A psicanalista e terapeuta holística curitibana Rose Ferraz, que prestigia o Congresso desde a primeira edição, também destacou sua importância para a cidade. “É uma oportunidade de desenvolvimento humano, mas também gera emprego e incentiva o turismo”, disse. Rose mantém uma página no Instagram dedicada ao tema da saúde mental.
Âncora
Curso municipal sobre felicidade
O curso citado pelo prefeito, chamado Formação em Ciência da Felicidade, é promovido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e voltado a servidores da Prefeitura de Curitiba participantes do Colabora.cwb, programa que trabalha o desenvolvimento de lideranças no município. A formação busca inspirar lideranças a aplicarem os princípios da ciência da felicidade no ambiente de trabalho e na gestão de políticas públicas.
Com carga horária de 14 horas, o curso é composto por três etapas: uma palestra de abertura conduzida por Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, oito horas de aulas on-line e dois workshops presenciais.