Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Planejamento urbano

Prefeito Eduardo Pimentel participa de encontro sobre conceito de Cidade de 15 Minutos

Prefeito Eduardo Pimentel com a presidente do Ippuc, Ana Jayme, a secretária do Meio Ambiente,  Marilza Dias, e equipe do Ippuc, recebe o urbanista Carlos Moreno. Curitiba, 09/05/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Caminhar só 15 minutos para ter acesso à residência, ao trabalho, à escola e atividades de lazer. Este foi o tema da palestra O Poder da Proximidade - Viver na Cidade, proferida pelo urbanista franco-colombiano Carlos Moreno, na manhã desta sexta-feira (9/5), no Teatro Laboratório (Telab) da Sede Artes da Cena (Searc) do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). À tarde, ele se reuniu com o prefeito Eduardo Pimentel e a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Carlos Moreno é reconhecido por seu trabalho inovador em prol de cidades inteligentes, e é um dos idealizadores e principais difusores do conceito de Cidade 15 Minutos. Moreno é professor e diretor científico da Cátedra de Empreendedorismo, Território e Inovação da Sorbonne, além de atuar como enviado especial para Smart Cities na Prefeitura de Paris.

Promovido pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (SGDES), com apoio da Prefeitura de Curitiba, o evento contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel; do secretário de Governo Municipal, Marcelo Facchinello; da presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Jaime Zornig; do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; do chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; da assessora do Gabinete do Prefeito, Tatiana Turra; dos integrantes da SGDES, Keli Guimarães (superintendente) e Luiz Mascarenhas; Paula Krechinski, superintendente da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação; além de alunos e professores da FAP.

Aprendizado na França

Para o prefeito Eduardo Pimentel, a vinda de Carlos Moreno é um marco para Curitiba. Ele contou que teve a oportunidade de conhecer o professor Carlos Moreno no ano passado, durante evento na França, como o único brasileiro convidado a integrar o Programa Personalidades Promissoras 2024.

“Eu fui recebido na casa do Carlos Moreno, com a vista para Catedral de Notre Dame, junto com o prefeito de Lyon e senadores, onde ele explicou muito da sua teoria, que na prática funciona muito bem, da Cidade de 15 Minutos, e eu tive esse privilégio de aprender sobre esse conceito”, disse.

Novo Plano Diretor

O prefeito disse que atualmente a cidade vive um momento muito importante com a discussão do novo Plano Diretor, que está sendo debatido com a sociedade, Câmara de Vereadores, Prefeitura e Ippuc.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Eduardo Pimentel, prefeito.


“Nós vamos fazer audiências públicas técnicas e audiências populares para ouvir também a população dos bairros. Isso vai mostrar para onde a cidade deve crescer nos próximos 15 anos”, disse.

Curitiba de Volta ao Centro

Eduardo Pimentel também citou o projeto Curitiba de Volta ao Centro, Plano de Redesenvolvimento da Região Central, o maior projeto de revitalização da história do centro da capital, e integra ações de reforço na segurança, projetos de infraestrutura moderna e valorização cultural.

“Nós lançamos o grande programa de revitalização do nosso Centro com ações de curto, médio e longo prazos nas áreas de segurança, assistência social, obras, a volta da moradia com a reforma de prédios, mas, principalmente para que quem more no Centro tenha acesso ao comércio perto de casa, a sua refeição e também o lazer. Ou seja: Cidade de 15 Minutos”, disse o prefeito.

No Ippuc

O movimento de redesenvolvimento do Centro de Curitiba também foi o destaque da conversa no encontro da tarde. “Recuperar as áreas centrais das cidades é um movimento mundial de resgate de patrimônio e pertencimento.  E as estratégias precisam ser múltiplas para promover segurança e garantir a permanência das pessoas no Centro”, ponderou Moreno.

O encontro também contou com a presença de Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc; Marilza Carmo Dias, secretária municipal do Meio Ambiente (SMMA); Tatiana Turra, assessora do Gabinete do prefeito; e Rodolpho Zannin Feijó, chefe de relações internacionais da Prefeitura de  Curitiba, além da esposa do urbanista, Christine Moreno.

Carlos Moreno dividiu algumas experiências sobre como outras cidades do mundo estão investindo na reabilitação dos centros urbanos, com ações de resgate e pertencimento que envolvem os estudantes e tecnologia. “Ações de urbanismo tático de ocupação nas áreas centrais são alternativas para aumentar a segurança e trazer vida aos espaços urbanos. Um exemplo são projeções digitais de conteúdos produzidos pelas crianças que são atrativos para a comunidade visitar a região durante a noite”, disse.

Na conversa com a equipe técnica do Ippuc, Carlos Moreno conheceu o projeto Curitiba 15 minutos, que mapeia áreas de deslocamento por mobilidade ativa na cidade, para desenho de políticas urbanas que contribuam para a redução de emissão de poluentes. O trabalho iniciado pelo Hipervisor Urbano em 2024 já tem alguns diagnósticos, como o tempo médio de deslocamento de 25 minutos em Curitiba para acesso a serviços públicos, comércio e trabalho. E a partir dessa exposição, trouxe contribuições para o estudo, como a formação de indicadores que possam nortear estratégias de estímulo a mobilidade ativa.