A integração da segurança pública entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba foi o principal tema defendido pelo prefeito Eduardo Pimentel durante a reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), realizada na manhã desta terça-feira (6/5) na cidade de Colombo. O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários estaduais e representantes das forças de segurança de toda a região metropolitana de Curitiba para discutir ações conjuntas na área da segurança pública.
Presidente de honra da Assomec, Eduardo Pimentel reforçou a importância da união entre os municípios da Grande Curitiba para enfrentar os desafios comuns da região. Segundo ele, o combate à criminalidade exige cooperação integrada e ações coordenadas, já que as fronteiras municipais não impedem a atuação de organizações criminosas.
“Nós somos uma cidade metropolitana, e é assim que devemos permanecer. Curitiba está sempre presente para atuar junto com os municípios vizinhos em todas as áreas: na saúde, na educação, no turismo, na integração metropolitana do transporte público, no mercado comum metropolitano e, principalmente, na segurança pública. O bandido atravessa a fronteira e não está nem aí. Por isso, temos que trabalhar juntos para garantir segurança às nossas populações”, destacou o prefeito.
Ele também lembrou da Operação Integrada Centro Seguro, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná para fortalecer a segurança na região central da cidade. Ao todo, cerca de 390 agentes de segurança e 120 viaturas reforçaram o policiamento e o acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.
A Operação Centro Seguro envolve a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Penal. A iniciativa faz parte do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, liderado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, e visa combater crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas.
Integração
Além de Eduardo Pimentel, participaram do encontro o presidente em exercício da Assomec e prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; e o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.
O secretário coronel Hudson Leôncio Teixeira ressaltou que a integração entre os municípios deve ser acompanhada pela cooperação entre todas as forças de segurança, incluindo as Guardas Municipais, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.
“O trabalho conjunto, com inteligência e planejamento, é fundamental para derrotarmos o crime organizado. O crime se instala onde o Estado é fraco, e o Paraná não é esse caso. Estamos diminuindo o número de crimes e homicídios de forma significativa, e isso é resultado de uma ação firme e integrada”, afirmou o secretário.
Projetos municipais
Durante sua fala, o secretário Santin Roveda incentivou os prefeitos da região metropolitana a apresentarem projetos que possam ser apoiados pelo Governo do Estado, principalmente nas áreas de tecnologia e inovação aplicadas à segurança pública.
“O Paraná está atento e pronto para apoiar os municípios. Temos ferramentas como câmeras de monitoramento, reconhecimento facial e outras tecnologias que podem transformar a segurança. Mas é fundamental que os projetos cheguem até nós para que possamos tirá-los do papel”, disse Roveda.
Reforma Tributária
Eduardo Pimentel também aproveitou a reunião para alertar os gestores sobre os impactos da reforma tributária em discussão no Congresso Nacional. O prefeito tem atuado em defesa da autonomia dos municípios e da preservação de uma repartição justa dos tributos entre União, estados e prefeituras.
“Essa reforma que será definida nos próximos meses pode comprometer a autonomia dos municípios. Por isso, tenho trabalhado junto à Frente Nacional de Prefeitos e à Federação Nacional dos Comissários para garantir que a repartição dos impostos seja justa e que os recursos permaneçam nos estados e municípios”, reforçou Pimentel.
Presenças
O encontro da Assomec contou, ainda, com a presença do inspetor da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior; do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Rafael Ferreira Vianna; além de representantes das forças de segurança e autoridades municipais de toda a região metropolitana.