Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Lazer

Prefeito Eduardo Pimentel celebra sucesso do Domingo no Centro

Prefeito Eduardo Pimentel participa das atividades do Domingo no Centro no Calçadão da Rua XV de Novembro. Curitiba, 25/05/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O ir e vir apressado das pessoas na correria do dia a dia na Rua XV de Novembro deu lugar, neste domingo (25/5), a um passeio cadenciado e alegre, repleto de atrações artísticas e sabores, com o Domingo no Centro. O prefeito Eduardo Pimentel celebrou o sucesso do evento, realizado pela Prefeitura de Curitiba, e que reúne diversas secretarias municipais para oferecer atividades de lazer, entretenimento e serviços à população. 

“O curitibano já sabe que no último domingo do mês tem que estar presente aqui no Centro. O Domingo no Centro é um sucesso, desde que nós lançamos no mês do aniversário da cidade e mantivemos devido a esse grande sucesso. Veja só! Está lotado, a cada domingo mais pessoas estão vindo porque sabem que aqui encontram lazer, segurança, esporte, cuidado, atendimento à criança, vacina contra a gripe, que é uma ação importante”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Nesta edição, o Domingo no Centro trouxe muita diversão para as famílias, especialmente para as crianças, com o espetáculo circense Os Barbacas, Blase Musipiere, e a participação da Família Folhas, que faz um trabalho de educação ambiental. 

Acompanhado de secretários municipais, Eduardo Pimentel percorreu toda a área do Domingo no Centro, passando pelo Curitiba Brinca, da Secretaria Municipal de Educação; pela tenda do Maio Amarelo, uma parceria do Departamento de Trânsito do Paraná  (Detran-PR) e da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT); a tenda da ponkan, montada pelos municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses para divulgar a 57ª Festa da Ponkan; os pontos de vacinação contra a gripe, da Secretaria Municipal de Saúde; as banquinhas de artesanato e o tradicional Bondinho da Leitura da Rua XV.

“Nós temos uma relação muito forte com a região metropolitana e hoje, junto com os prefeitos de Piraquara, Cerro Azul e Doutor Ulysses, para mostrar que a nossa integração metropolitana funciona de fato, estamos lançando de forma simbólica a safra da ponkan, essa fruta tão querida pelos curitibanos, que é produzida aqui ao lado, com qualidade, com preço bom", afirmou o prefeito.

Com a previsão de frio mais intenso para os próximos dias em Curitiba, o prefeito curitibano também fez um apelo para que a população faça doação de agasalhos e roupas que não servem mais ou estão esquecidos no armário, para ajudar a população em vulnerabilidade social.

“Nós temos uma previsão de a temperatura cair para 4°C esta semana. Então é muito importante este gesto de solidariedade com a doação de roupas. Além da arrecadação, a Prefeitura lançou a Operação Inverno, que reforça a rede de acolhimento da cidade, especialmente quando o frio pode ser uma ameaça à vida”, disse o prefeito.


Gastronomia e brincadeiras

Muita gente aproveitou a gastronomia de rua para almoçar no local, mas quando o assunto era brincar, a tenda da Secretaria Municipal de Educação era um dos pontos de parada obrigatória do Domingo no Centro, com diversas brincadeiras, como elástico, pula corda, 5 marias, pipa de mão, estátua e outros.

Carla Carina Camargo, que mora Caiuá, veio conhecer a atração junto com o marido Henrique e a filha Ágata, de 3 anos.

“Eu soube pelas redes sociais que teriam atividades aqui no Centro neste domingo e vim participar. Estou achando tudo muito bom e divertido, especialmente para a minha filha”, disse.

Em alusão ao Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, o Detran-PR e a SMDT apresentaram ao público jogos de educação para o trânsito com óculos de realidade virtual, demonstração de bafômetros, exposição dos dispositivos de segurança. Para os aficionados por carros antigos, na Rua Cândido Lopes, foi realizado o evento Placa Preta do Detran, com exposição de carros antigos e viaturas policiais.

O menino Ronaldo Barreiros Hernandez, 12 anos, gostou dos óculos de realidade virtual. “É legal, ensina a ter cuidado no trânsito, olhar os dois lados para atravessar a rua, prestar atenção à sinalização”, disse o garoto que estava acompanhado da mãe, Galisley Hernandez.

O passeio da família de Eduardo Silva também levou a sério a prevenção à saúde. Morador no Jardim Botânico, ele trouxe os filhos Lucas, Laura e Leonardo para tomar a vacina contra a gripe.

“Viemos passear aqui, mas vi que tinha oferta de vacina e já aproveitei para imunizar os filhos. É melhor prevenir a doença e evitar situações como faltar à escola por causa da gripe”, comentou.

Quem passou pela Rua XV neste domingo teve a oportunidade de participar da visita guiada Caminhando Através do Passado para saber mais sobre a Presença Negra em Curitiba.

Os curitibanos que estão montando o álbum Curitiba em Figurinhas tiveram a oportunidade de encontrar com o seu criador, o artista Simon Taylor, e participar de troca de figurinhas.

O Domingo no Centro também teve oportunidade de trabalho. O Sine Móvel, unidade itinerante do Serviço Nacional de Emprego (Sine) municipal também estava presente no Calçadão da Rua XV. Além de auxiliar quem está em busca de um novo trabalho, a unidade faz encaminhamentos para as vagas cadastradas com o perfil do trabalhador, tira-dúvidas sobre uso e instalação da Carteira de Trabalho Digital, e sobre o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.

Presenças

Participaram o secretário de Estado de Cidades, Guto Silva; os secretários municipais Marcelo Fachinello, Governo Municipal (SGM); Tatiana Filipak (Saúde); Leverci Silveira Filho, Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN); Amália Tortarto (Desenvolvimento Humano); Marli Teixeira Leite, Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir) e Rafael Ferreira Vianna (Defesa Social e Trânsito). Além do presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Junior; a assessora especial do gabinete do prefeito Tatiana Turra; Bruno Pessuti (Superintendência de Trânsito - Setran); os prefeitos Juninho da Saúde (Doutor Ulysses), Edson Cordeiro do Nascimento (Cerro Azul), Marcus Tesserolli, o Marquinhos (Piraquara), além de servidores das secretarias participantes.

União de esforços

O Domingo no Centro integra o Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da região na história da cidade, que une segurança reforçada, obras de modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio e valorização cultural.

A iniciativa, que acontece todo último domingo do mês,  é uma ação de várias secretarias e órgãos municipais. Participam as secretarias do Governo Municipal (SGM), do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), do Meio Ambiente (SMMA), de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), do Desenvolvimento Humano (SMDH), da Defesa Social e Trânsito (SMDT), da Comunicação (Secom), da Saúde (SMS), da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Municipal de Turismo (IMT), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Fundação da Ação Social (FAS), da Urbs, da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).