O ir e vir apressado das pessoas na correria do dia a dia na Rua XV de Novembro deu lugar, neste domingo (25/5), a um passeio cadenciado e alegre, repleto de atrações artísticas e sabores, com o Domingo no Centro. O prefeito Eduardo Pimentel celebrou o sucesso do evento, realizado pela Prefeitura de Curitiba, e que reúne diversas secretarias municipais para oferecer atividades de lazer, entretenimento e serviços à população.
“O curitibano já sabe que no último domingo do mês tem que estar presente aqui no Centro. O Domingo no Centro é um sucesso, desde que nós lançamos no mês do aniversário da cidade e mantivemos devido a esse grande sucesso. Veja só! Está lotado, a cada domingo mais pessoas estão vindo porque sabem que aqui encontram lazer, segurança, esporte, cuidado, atendimento à criança, vacina contra a gripe, que é uma ação importante”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.
Nesta edição, o Domingo no Centro trouxe muita diversão para as famílias, especialmente para as crianças, com o espetáculo circense Os Barbacas, Blase Musipiere, e a participação da Família Folhas, que faz um trabalho de educação ambiental.
Acompanhado de secretários municipais, Eduardo Pimentel percorreu toda a área do Domingo no Centro, passando pelo Curitiba Brinca, da Secretaria Municipal de Educação; pela tenda do Maio Amarelo, uma parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT); a tenda da ponkan, montada pelos municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses para divulgar a 57ª Festa da Ponkan; os pontos de vacinação contra a gripe, da Secretaria Municipal de Saúde; as banquinhas de artesanato e o tradicional Bondinho da Leitura da Rua XV.
“Nós temos uma relação muito forte com a região metropolitana e hoje, junto com os prefeitos de Piraquara, Cerro Azul e Doutor Ulysses, para mostrar que a nossa integração metropolitana funciona de fato, estamos lançando de forma simbólica a safra da ponkan, essa fruta tão querida pelos curitibanos, que é produzida aqui ao lado, com qualidade, com preço bom", afirmou o prefeito.
Com a previsão de frio mais intenso para os próximos dias em Curitiba, o prefeito curitibano também fez um apelo para que a população faça doação de agasalhos e roupas que não servem mais ou estão esquecidos no armário, para ajudar a população em vulnerabilidade social.
“Nós temos uma previsão de a temperatura cair para 4°C esta semana. Então é muito importante este gesto de solidariedade com a doação de roupas. Além da arrecadação, a Prefeitura lançou a Operação Inverno, que reforça a rede de acolhimento da cidade, especialmente quando o frio pode ser uma ameaça à vida”, disse o prefeito.
Gastronomia e brincadeiras
Muita gente aproveitou a gastronomia de rua para almoçar no local, mas quando o assunto era brincar, a tenda da Secretaria Municipal de Educação era um dos pontos de parada obrigatória do Domingo no Centro, com diversas brincadeiras, como elástico, pula corda, 5 marias, pipa de mão, estátua e outros.
Carla Carina Camargo, que mora Caiuá, veio conhecer a atração junto com o marido Henrique e a filha Ágata, de 3 anos.
“Eu soube pelas redes sociais que teriam atividades aqui no Centro neste domingo e vim participar. Estou achando tudo muito bom e divertido, especialmente para a minha filha”, disse.
Em alusão ao Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, o Detran-PR e a SMDT apresentaram ao público jogos de educação para o trânsito com óculos de realidade virtual, demonstração de bafômetros, exposição dos dispositivos de segurança. Para os aficionados por carros antigos, na Rua Cândido Lopes, foi realizado o evento Placa Preta do Detran, com exposição de carros antigos e viaturas policiais.
O menino Ronaldo Barreiros Hernandez, 12 anos, gostou dos óculos de realidade virtual. “É legal, ensina a ter cuidado no trânsito, olhar os dois lados para atravessar a rua, prestar atenção à sinalização”, disse o garoto que estava acompanhado da mãe, Galisley Hernandez.
O passeio da família de Eduardo Silva também levou a sério a prevenção à saúde. Morador no Jardim Botânico, ele trouxe os filhos Lucas, Laura e Leonardo para tomar a vacina contra a gripe.
“Viemos passear aqui, mas vi que tinha oferta de vacina e já aproveitei para imunizar os filhos. É melhor prevenir a doença e evitar situações como faltar à escola por causa da gripe”, comentou.
Quem passou pela Rua XV neste domingo teve a oportunidade de participar da visita guiada Caminhando Através do Passado para saber mais sobre a Presença Negra em Curitiba.
Os curitibanos que estão montando o álbum Curitiba em Figurinhas tiveram a oportunidade de encontrar com o seu criador, o artista Simon Taylor, e participar de troca de figurinhas.
O Domingo no Centro também teve oportunidade de trabalho. O Sine Móvel, unidade itinerante do Serviço Nacional de Emprego (Sine) municipal também estava presente no Calçadão da Rua XV. Além de auxiliar quem está em busca de um novo trabalho, a unidade faz encaminhamentos para as vagas cadastradas com o perfil do trabalhador, tira-dúvidas sobre uso e instalação da Carteira de Trabalho Digital, e sobre o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.
Presenças
Participaram o secretário de Estado de Cidades, Guto Silva; os secretários municipais Marcelo Fachinello, Governo Municipal (SGM); Tatiana Filipak (Saúde); Leverci Silveira Filho, Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN); Amália Tortarto (Desenvolvimento Humano); Marli Teixeira Leite, Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir) e Rafael Ferreira Vianna (Defesa Social e Trânsito). Além do presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Junior; a assessora especial do gabinete do prefeito Tatiana Turra; Bruno Pessuti (Superintendência de Trânsito - Setran); os prefeitos Juninho da Saúde (Doutor Ulysses), Edson Cordeiro do Nascimento (Cerro Azul), Marcus Tesserolli, o Marquinhos (Piraquara), além de servidores das secretarias participantes.
União de esforços
O Domingo no Centro integra o Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da região na história da cidade, que une segurança reforçada, obras de modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio e valorização cultural.
A iniciativa, que acontece todo último domingo do mês, é uma ação de várias secretarias e órgãos municipais. Participam as secretarias do Governo Municipal (SGM), do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), do Meio Ambiente (SMMA), de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), do Desenvolvimento Humano (SMDH), da Defesa Social e Trânsito (SMDT), da Comunicação (Secom), da Saúde (SMS), da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Municipal de Turismo (IMT), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Fundação da Ação Social (FAS), da Urbs, da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).