Texto: Quiteria Otilia Neves Brevilheri
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta quinta-feira (12/2), na Prefeitura, duas ambulâncias de suporte básico da frota reserva do Samu da capital para apoiar os municípios de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado.
Segundo o termo de cessão de uso assinado pela Prefeitura de Curitiba, as duas cidades poderão utilizar os veículos por 12 meses, prazo que pode ser renovado pelo mesmo período.
Eduardo Pimentel destacou a parceria da capital com os municípios da região metropolitana e do litoral e a importância do investimento em conjunto na área da saúde.
“Não há nada mais importante na nossa vida do que a saúde. Essas ambulâncias vão apoiar as prefeituras de nossas cidades-irmãs para o trabalho diário da Saúde”, declarou.
O vice-prefeito de Contenda, Ary Alberti Neto, agradeceu a sensibilidade do prefeito em ceder a ambulância para utilização na cidade. “Essa parceria da capital ajuda não só Contenda, mas toda a região metropolitana. Todos vão se beneficiar com essa ambulância, que vamos cuidar com muito amor e carinho”.
Pontal do Paraná
Quem recebeu a ambulância destinada a Pontal do Paraná foi o prefeito do município, Rudisney Gimenes Filho, que estava acompanhado pela secretária da Saúde, Michele Straub.
Segundo a secretária, a população de 35 mil habitantes aumenta significativamente durante o período de verão, podendo chegar em alguns momentos a mais de 300 mil pessoas, entre habitantes e veranistas. Por isso, apoio para a sobrecarga no sistema de saúde é fundamental.
Pontal do Paraná já havia sido contemplada com uma ambulância de suporte avançado para o Samu em 2025, e agora complementa a estrutura de urgência e emergência com mais um veículo de suporte básico.
“Durante o carnaval a demanda por atendimento é muito grande e essa entrega vai nos ajudar agora e nos próximos meses”, declarou o prefeito Rudisney.
A cessão de uso das ambulâncias contou com a intermediação da deputada estadual Márcia Huçulak, que compareceu à entrega. Os veículos são Renault Master L2, ano 2024/2025, com valor aproximado de mercado de R$ 288 mil cada.
O suporte de Curitiba aos municípios é possível porque a Secretaria Municipal da Saúde mantém a frota do Serviço Móvel de Urgência (Samu) renovada e com veículos reserva para situações de emergência.
“Durante o verão, muitos curitibanos se deslocam em viagem de férias, principalmente aos municípios do Litoral, e é importante apoiarmos nossos vizinhos com estrutura assistencial adequada”, diz a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.
Em julho de 2025, Curitiba recebeu 20 novas ambulâncias para o Samu, enviadas pelo Ministério da Saúde. Em 2024, a capital paranaense havia recebido outras 24 novas ambulâncias, adquiridas pela Secretaria de Estado da Saúde por meio de emenda da deputada estadual Márcia Huçulak.
Presenças
Também participaram da entrega o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; a superintendente executiva da Secretaria Municipal da Saúde, Flávia Adachi; o secretário municipal da Saúde de Contenda, Juliano Jean Silva; e o diretor de transporte do município de Contenda, Juliano dos Reis.